Arquivo

Educação. Mais um reitor em Santa Maria. O do Instituto Federal Farroupilha, criado ontem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem à tarde projeto de lei que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Ifets), reunindo as 185 escolas técnicas federais hoje existentes e projetando um total de 354 unidades até 2010.

 

O Rio Grande do Sul terá três desses quase 40 institutos. Um é o Federal Sul-Riograndense. Terá a reitoria em Pelotas, congregando seis campi. Outro é o Federal do Rio Grande do Sul. A sede será em Porto Alegre e reunirá nove campis.

 

O que mais interessa a Santa Maria é que aqui será a sede do Instituto Federal Farroupilha. A reitoria será sediada na boca do monte e o titular, obviamente, ficará baseado na cidade. E mais: haverá a necessidade de espaço físico. E, até onde consegui apurar, os primeiros contatos já foram feitos com o prefeito Valdeci Oliveira, para a doação de uma área onde o IFF será instalado.

 

Curiosamente, as escolas técnicas já existentes, na UFSM, continuarão vinculadas à instituição. Serão integradas ao IFF as escolas já existentes em Júlio de Castilhos, São Vicente do Sul, Santo Augusto e Alegrete. E outras três a ser implantadas, até 2010, em Santa Rosa, São Borja e Panambi.

E o que são, afinal, os Ifets? Diz Eliezer Pacheco, o gaúcho secretário de educação profissional do MEC, em entrevista dada a conhecer pela assessoria do ministério, que eles “responderão de forma mais ágil e eficaz às demandas crescentes por formação de recursos humanos, difusão de conhecimentos científicos e suporte aos arranjos produtivos locais”

Do ponto de vista de Santa Maria, surge uma dúvida, em relação ao Instituto Federal Farroupilha: quem será o reitor? Não tenho a mínima idéia, reconheço. Mas, provavelmente, não será santa-mariense, mas de um dos sete campi que compõem o IFF.

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira a reportagem “Governo cria institutos federais de educação, ciência e tecnologia”, de  Felipe de Angelis, da assessoria de comunicação do Ministério da Educação.

Leia aqui a relação dos 38 Institutos Federais a ser criados, onde eles se encontram e quantos campi os compõem.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo