Arquivo

Rei morto, Rei posto. Yeda radicaliza na opção técnica e põe um general no lugar de Mallmann

Sérgio Sparta, coronel da reserva do Exército e do PSDB, pelo qual concorreu (sem sucesso) a deputado federal. Márcio Biolchi, jovem deputado estadual do PMDB e líder do governo na Assembléia Legislativa. Carlos Otaviano Brenner de Moraes, promotor de Justiça e secretário de Meio Ambiente, sem vínculo partidário. Adão Paiani, ouvidor da Segurança Pública e tucano recém chegado.

 

Os quatro nomes acima estiveram entre os mais citados desde o meio dia de sexta-feira até perto da meia noite de sábado, como eventuais ocupantes do cargo do qual se demitiu o delegado federal José Francisco Mallmann. Qualquer um deles, estimava-se, significaria uma mudança na área de Segurança Pública do Rio Grande. Fosse pelo apartidarismo ou pela politização do órgão.

 

Assim, a nomeação, em tempo recorde, anunciada em meio à festa de aniversário da governadora Yeda Crusius, no Palácio Piratini, causou uma surpresa e tanto. Nada do quarteto, nem de qualquer outra ordem. Quem assume o controle, por ser um homem de “disciplina” (como teria dito a Chefe do Executivo), é o general da reserva do Exército Edson Oliveira Goulart. Que tem vinculações com o PTB de Sérgio Zambiasi.

 

Aliás, nomeado e já empossado, ainda no meio dia deste domingo. E já trabalhando, junto com o novo Chefe da Casa Militar, tenente-coronel da BM, Joel Prates Pedroso (junto com a governadora e o novo secretário, na foto). Que reações haverá, se positivas ou negativas, não se sabe. Uma coisa é certa: Yeda mostrou celeridade insuspeitada (diante das crises anteriores do governo). E podou qualquer tentativa de negociação em torno do cargo, talvez o mais sensível da administração.

 

Para sabermos mais da nomeação e posse, do ponto de vista do Governo do Estado, é interessante ler a notícia distribuída pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini, com foto de Jefferson Bernardes. A seguir:

 

“Yeda dá posse a secretário de segurança e garante manutenção da política para a área

 

A governadora Yeda Crusius deu posse na manhã deste domingo (27) ao novo secretário da Segurança Pública, general Edson de Oliveira Goulart. Nomeado em edição extra do Diário Oficial, o general substitui o delegado da Polícia Federal José Francisco Malmann no comando da área no Rio Grande do Sul.

Durante a cerimônia no Palácio Piratini, a governadora destacou que a política de segurança pública está escrita do Plano de Governo e garantiu a sua continuidade nas atividades de proteção da sociedade. “Desde o princípio, ela vem sendo desenvolvida de forma visível e transparente”, garantiu.

A governadora disse que a escolha do general foi uma decisão pessoal e destacou a disciplina do novo comandante da pasta. “O que muda é a forma de conduzir ações já programadas para segurança pública. Ele vai imprimir a sua marca, sua personalidade”, salientou Yeda.

Comprometido em dar continuidade ao projeto de Segurança Pública do Governo do Estado, o novo secretário – que possui carreira de 42 anos no Exército – afirmou que está preparado para o novo desafio.

 

“Faço com a convicção de que estarei enfrentando um desafio que a sociedade riograndese julga imprescindível. Me sinto preparado para a missão. Tenho absoluta certeza de que, com a ajuda da equipe que compõe a Secretaria de Segurança Pública, vamos prosseguir um trabalho já definido pela governadora, através dos Programas Estruturantes”, destacou na solenidade.

Yeda Crusius garantiu a normalidade dos serviços de segurança pública no Rio Grande do Sul, assim como o controle dos presídios gaúchos pela Brigada Militar, restabelecendo a ordem e a rotina das casas prisionais.

A cerimônia marcou também, a posse do novo chefe da Casa Militar, tenente-coronel Joel Prates Pedroso. Ele assumiu no lugar do coronel Edson Ferreira Alves, que solicitou afastamento. Acompanharam a cerimônia secretários de Estado, autoridades, representantes de partidos políticos e familiares.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo