Economia

UMA NO CRAVO… Doutos projetam inflação e juro menores. E também redução do Produto Interno Bruto

Claro que deve ter uma relação. Sempre tem. Não são dados estanques. Mas o dito popular até que vale. Afinal, os analistas do mercado financeiro (os doutos, como o editor os denomina) ouvidos pelo Banco Central para a edição semanal do boletim “Focus” dão boas e más notícias, quase na mesma proporção.

Assim, sustentam que os juros básicos da economia devam cair a até 7,5%, no final do ano. Na contrapartida, sustentam que o PIB deve encolher mais um pouco, como AFIRMAM nesta segunda-feira. A outra boa notícia, ainda que na casa centesimal, é mais uma projeção de inflação em queda, como você pode verificar no material produzido e distribuído pela Agência Brasil. A reportagem é de Kelly Oliveira. Acompanhe:

Mercado reduz pela sexta semana seguida estimativa de inflação oficial em 2012

A estimativa de analistas do mercado financeiro para a inflação oficial este ano caiu pela sexta semana seguida. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desta vez, foi ajustada de 5% para 4,95%. Essa estimativa consta do boletim Focus, pesquisa feita pelo Banco Central (BC) com instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos.

Para 2013, a estimativa para o IPCA caiu pela segunda semana seguida, ao passar de 5,54% para 5,5%. As projeções estão acima do centro da meta de inflação, 4,5% , mas abaixo do limite superior de 6,5%.

Para a taxa básica de juros, a Selic, usada pelo BC como instrumento para controlar a inflação, a previsão para 2012 permanece em 7,5% ao ano, e para 2013 permanece em 9% ao ano. Atualmente, a Selic está em 8,5% ao ano…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo