DestaqueEleições 2022

RESULTADO. Vitórias de Eduardo Leite e Lula têm também seus grandes vencedores em Santa Maria

Vitória da dobradinha Leite/Souza teve vencedores locais do PSDB, mas também do MDB e até de petistas (Foto Reprodução)

Por Claudemir Pereira / Editor do Site

Em qualquer eleição há vencedores e perdedores. Claro que é necessário um tempo para a assimilação e avaliação mais precisa. Isso acontecerá, por certo. Mas o jornalismo também exige respostas rápidas. São as que se pretende dar aqui e na próxima nota, a ser publicada logo adiante.

Para começar, e aqui se está a escrever sobre as insofismáveis vitórias de Eduardo Leite, de lavada, sobre o Onyx Lorenzoni (AQUI), para o Governo do Estado; e a de Luiz Inácio Lula da Silva, apertada, sobre Jair Bolsonaro (AQUI), há também indiscutíveis vencedores e derrotados em Santa Maria.

No próximo texto, vocé terá a avaliação sobre quem perdeu. A seguir, e já, e não necessariamente em ordem de importância, os grandes vitoriosos na boca do monte, nesse rescaldo do pleito dominical.

O PSDB em geral e Jorge Pozzobom em particular. Contando com a inestimável e necessária ajuda numérica da Esquerda, sobretudo dos petistas, os tucanos conseguiram um feito inédito no Rio Grande do Sul: reelegeram o governador. Ora, isso é suficiente para considerar os tucanos e seu líder maior na cidade, o prefeito, como depositários de uma vitória única. O fato de não hostilizar os adversários locais também é um grande mérito, que pode (ou não) ter consequências futuras.

O MDB, muito especialmente o deputado Beto Fantinel. Com uma única fratura relevante, e derrotada (leia na próxima nota), diferentemente de outros pagos, os emedebistas locais embarcaram meeeesmo no consórcio liderado pela dobradinha Leite/Gabriel Souza. Destaque para o parlamentar reeleito, que era visto no sábado sobre um carro de som, mandando ver nos últimos momentos da campanha. Cacifado para novos voos? Esse é assunto para mais adiante.

O PT, com destaque para os deputados Paulo Pimenta (presidente estadual da sigla) e Valdeci Oliveira. A vitória nacional, com Lula, fala por si só. Mas as manifestações surgidas entre os militantes, e que levaram a direção a uma posição de ‘não votar em Onyx’ para ‘voto crítico em Leite’, ninguém tem dúvida, foram causa preponderante para a vitória de Eduardo Leite para o governo do Estado. E consolida o PT, individualmente, como maior partido no Rio Grande do Sul. Mérito para seus dirigentes e militantes, em especial Pimenta e Valdeci, no caso santa-mariense.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. PT aumentou o numero de governadores em cima do PDT. Somou o Ceará ao Piaui, ao Rio Grande do Norte e a Bahia. Alás, PDT perdeu Amapa também. Assumiu a condição de puxadinho e caminha para a extinção. PT em termos eleitorais depende de um cabo eleitoral de 77 anos. Daqui a pouco vira um PDT sem Brizola.

  2. Beto Fantinel conseguiu capitalizar o asfaltamento da ligação com São Martinho. Alás, existem lugares bons para morar na beirada da estrada. Melhor que Itaara, não tem uma BR passando no meio, mais pacato.

  3. PSDB, como o PT, está morrendo do centro para a periferia. Foi para o segundo turno como coadjuvante em SP, apoiou o vencedor. Tucanos ganhou em tres estados: Rio Grande do sul, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Indigesto Nãosoubom colocou o irmão de candidato para segurar os votos da familia para a AL, mas o futuro só com bola de cristal. Alás, para a Assembleia os votos petistas vão para o PT. Não tem ‘empurrãozinho’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo