Arquivo

Estradas. Governo anuncia maior orçamento em 5 anos, para o Daer. Sobrará algum para a 287?

Que a notícia é boa, não há dúvida. O governo do Estado pretende, no orçamento a ser enviado para a Assembléia Legislativa, prever o maior contingente de recursos para o Daer em cinco anos. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da autarquia, Vicente Britto Pereira, nesta quarta-feira.

 

O que Pereira não esclarece, porém, o montante a ser destinado. Mas diz que a maior parte dos recursos virá das burras estaduais, e que o trocão será destinado a, entre outras obras, a implantação de 60 acessos municipais, afora a restauração de mais de 1,2 mil quilômetros.

 

É nessa parte da notícia que fiquei pensando (e imagino que também seja do interesse do leitor ligado à região central do Estado): será que vai sobrar algum para resolver (eu escrevi resolver) a situação da RSC 287? Nããão sei. Em todo caso, sobre o trocão do Daer para 2009, confira o material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A seguir:

 

“Daer terá em 2009 o maior orçamento dos últimos cinco anos

 

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) deverá ter para 2009 o maior orçamento dos últimos cinco anos, para investir em obras de construção, restauração e recuperação de rodovias gaúchas.

Pelo menos 85% do montante pretendido serão oriundos do Tesouro do Estado. O restante virá de receita própria e do recolhimento da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – incidente sobre operações comerciais com combustíveis). Conforme o diretor-geral do Daer, Vicente Britto Pereira, o maior investimento, será do programa de implantação de mais de 60 acessos municipais. Apenas esse programa já equivale à quase totalidade orçamentária do Daer, este ano.

Um amplo trabalho de restauração de rodovias, devolvendo à malha as condições ideais de trafegabilidade deverá atingir mais de 1,2 mil quilômetros, informou o diretor-geral. Outra ação importante será a duplicação de 21 trechos, considerados críticos, dentro do Programa Estruturante Duplica RS, além da conclusão de parte dos 42 trechos que já se encontram em andamento.

A modernização da autarquia também será contemplada no programa de investimentos, já aprovado pela governadora Yeda Crusius. A contratação emergencial e a abertura de um concurso público estão entre as prioridades. O Daer possui cerca de 1,8 mil funcionários, em todo o RS, com idade média de 53 anos. A cada mês, 15 servidores se aposentam. Além de repor os quadros, essas medidas também possibilitarão sua qualificação, complementada com outro programa, de capacitação e treinamento profissional.

Será implantado um novo plano de cargos e salários, antiga reivindicação principalmente dos técnico-científicos do órgão, que também terá um regimento interno. Haverá, ainda a reorganização do Daer, por lei e decreto estaduais, e o fortalecimento dos 17 Distritos Operacionais.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo