Arquivo

Caso Renan. Processo contra o presidente do Senado só termina em agosto. No mínimo

Diz-se que o tempo – de preferência somado a outro escandalozinho ou zão – é o maior aliado do presidente do Senado, o alagoano Renan Calheiros, do PMDB. Se essa hipótese é verdadeira, o nosso bravo dirigente máximo do Congresso pode dormir, na medida do possível, tranqüilo.

 

Essa história, que está pra lá de chata, e cansa a opinião pública (não a publicada, que esta não tem descanso nunca), vai, no mínimo, até metade de agosto. Só a tal perícia da Polícia Federal, que agora será feita integralmente, e contemplará o papelório entregue pelo “réu”, inclusive a questão da boiada, demorará pelo menos 20 dias. É o prazo mínimo. Só aí já se chega ao final de julho.

 

Manobras protelatórias daqui e dali, discussão acolá, quem sabe um depoimento mais adiante, e pronto: se tudo correr dentro do script, o Conselho de Ética, com seus inusitados três relatores, somente terá uma decisão lá pela metade do próximo mês.

 

Salvo engano, se Renan for inocentado, acaba ali. O processo será engavetado. Se, ao contrário, for recomendado algum tipo de punição (advertência, suspensão ou cassação), o caso será remetido para o plenário do Senado. Aí, gente, quanto tempo demorará para os 80 senadores (supõe-se que o 81º, o próprio acusado, não votará) votarem o relatório do Conselho? Não tenho a mínima idéia, mas…

 

Ah, e isso se não houver (o que não é improvável, dada a situação politicamente precária em que se encontra Renan) algum tipo de intervenção judicial. Aí, bem, aí a coisa vai demorar mais ainda. A menos que o presidente do Senado renuncie. No que não aposto.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira aqui a nota “Renangate vai demorar mais um mês”, do jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo