2º turno. Jornalistas comentam pesquisas internas de partidos. Ué!! E ninguém vai processar?
Tem cada coisa. Aqui em Santa Maria teve gente com ataques apopléticos com notas (deste sítio, claro – onde mais seria?!) que comentavam, sem citar nomes de candidatos, pesquisas internas feitas por aliança que concorria ao pleito de 5 de outubro. Constrangimento, aliás, devidamente registrado.
Agora, olha só o que acontece no centro do País, neste pré-segundo turno (como já ocorria no primeiro), na reprodução de um dos inúmeros exemplos disponíveis. No caso, é a seção Radar, na versão online da ex-revista Veja. Acompanhe, e só depois rememore aqui o que aconteceu em Santa Maria. A seguir:
Números divergentes
Nos bastidores, a campanha de Marta está-se exibindo desde hoje de manhã um trunfo: as pesquisas internas feitas ontem. Por elas, a diferença entre Marta e Kassab teria caído 7 pontos percentuais desde sexta-feira. A diferença pró-Kassab seria de 11 pontos. Ou seja, teria valido a pena a apelação.
Esses não são os números que a campanha de Kassab mostra internamente. As pesquisas de ontem encomendadas pelo candidato mantém os 17 pontos percentuais de vantagem para ele. Nenhum abalo, portanto. Mais: segundo as mesmas pesquisas, 40% dos eleitores teriam diminuído a vontade de votar em Marta depois de ter visto o polêmico comercial. E 20% teriam aumentado a vontade de votar na petista.
Essas divergências poderão ser confrontadas com nova pesquisa Ibope/O Estado de S. Paulo/Rede Globo, que começa a circular amanhã (quarta).
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras notas publicadas pela versão online da seção Radar, da ex-revista Veja.
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