Arquivo

Crise ianque. Surge uma boa chance para Lula provar que não é apenas um sujeito “sortudo”

Os principais detratores do Presidente Lula não perdem a oportunidade para dizer que se trata apenas de um sujeito sortudo. Que não pegou, por exemplo, uma crise internacional forte como as enfrentadas por FHC. Pois bem, agora ela está aí, ainda que parida, criada e gerida pelos ianques – e não fruto de uns maluquetes asiáticos, como há uma década.

 

Quem reflete sobre isso, e bastante bem, é o jornalista Kennedy Alencar. E ele o faz em artigo publicado na seção “Pensata”, na versão online da Folha de São Paulo. Vale a pena conferir, no texto que reproduzo abaixo:

 

“Teste maquiavélico

 

Atribuir os êxitos do governo à sorte do presidente da República era uma das críticas da oposição que mais incomodavam Luiz Inácio Lula da Silva. A crítica embutia a insinuação de que Lula seria um redondo fracasso se não tivesse a ajuda da sorte.

 

Com o tempo, o petista resolveu assumir a fama de sortudo. E inverteu a crítica. Passou a dizer: “Ainda bem que o Brasil tem um presidente com sorte e não um pé frio”. É uma forma de tirar uma lasquinha em FHC.

 

PSDB e DEM sempre lembraram que o tucano Fernando Henrique Cardoso, antecessor de Lula, tivera o azar de enfrentar inúmeras crises internacionais. E Lula só pegava vento a favor na economia mundial.

 

Pois bem. Lula está enfrentando uma baita crise. Ela já dura um ano, mas teve seu ápice nas últimas semanas. Tem gente de respeito aqui dentro e lá fora achando que a crise ainda pode piorar. E tem gente de respeito aqui dentro e lá fora achando que o Brasil tende a aguentar o tranco relativamente bem…”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra do artigo “Teste maquiavélico”, de Kennedy Alencar, na versão online da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo