Arquivo

Day-after (2). Curtida a vitória nas urnas, chega a hora de Schirmer montar o próximo governo

O prefeito eleito Cezar Schirmer, em entrevista concedida à rádio Santamariense, na noite de domingo, durante a comemoração da vitória nas urnas, destacou como um dos fatos importantes para o resultado a inexistência de negociações prévias sobre a composição do futuro governo.

 

Trata-se, desse modo, um trunfo importante do novo Chefe do Executivo, que está livre de amarras anteriores para armar o futuro governo. Mas, na mesma ocasião, disse ao repórter que iria conversar com José Farret (os dois na foto da campanha, junto com Pedro Simon), o grande parceiro dessa eleição. E, não lembro se foi explícito, mas deu a entender que outras forças, inclusive o tucano Jorge Pozzobom, serão ouvidas nessa hora. Como também os dirigentes do DEM e do PPS.

 

E está certo. Afinal, trata-se de uma coalizão. E Schirmer tem cacife suficiente para chamar quem quiser para trabalhar com ele, especialmente no primeiro escalão. E, imagino, conta com a habilidade adequada para garantir, no Executivo, a mesma hegemonia que alcançou no parlamento, onde terá extraordinário predomínio – como escrevi aqui mesmo ontem.

 

Mas, e como se formará a administração, a partir dos cinco partidos que se uniram para tê-la como prêmio? O primeiro fato a constatar é que quem tem o controle político é o PMDB do prefeito. É assim, na política. E o parceiro prioritário, não necessariamente por ter o vice, mas por este ser José Farret, e, mais ainda, ostenta a maior bancada governista na Câmara, é o PP. Será este, necessariamente, o núcleo do novo governo. Essa dupla é que terá maioria no Centro Administrativo.

 

Caberá a Schirmer e a Farret administrar também as dificuldades, de forma a minorá-las, se não for possível excluí-las. Afinal, o trio de siglas restantes (PSDB, DEM e PPS) foi e é importante, mas menor. Quanto? Eis algo a ser resolvido tão cedo quanto possível. Afinal, 1º de janeiro, creia, está logo ali.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo