Arquivo

Segundo suplente. Saiba o nome de quem vai substituir Cezar Schirmer na Câmara dos Deputados

Santa Maria perde um deputado. Cezar Schirmer é eleito prefeito e deixa a Câmara, em Brasília. O peemedebista foi primeiro suplente no pleito de 2006 e assumiu, desde o início da Legislatura, em lugar de Osmar Terra, chamado por Yeda Crusius para ser o secretário de Saúde.

 

Agora, com a eleição de Schirmer, quem vai para Brasília, pelo menos até abril de 2010, com o retorno de Terra, é o ex-deputado Osvaldo Biolchi, que vem a ser, aliás, e por curiosidade, pai de Márcio Biolchi, deputado estadual hoje secretário de Desenvolvimento do Governo do Estado.

 

Mas há mais mudanças na composição da Câmara dos Deputados, embora a maior parte dos concorrentes não tenha obtido sucesso nas eleições municipais. Para saber essas mudanças e também mais detalhes sobre Biolchi (pai), confira reportagem publicada pelo sítio especializado Congresso em Foco. Ah, lá no final, um último comentário meu. A seguir:

 

“Eleições fazem 13 novos deputados

Passado o primeiro turno das eleições municipais, contabiliza-se a vitória de 13 deputados para prefeituras. Outros dez deputados tentarão se eleger no segundo turno (além de quatro candidatos à vice-prefeito). Na dança de cadeiras no Congresso provocada por esse primeiro turno, o PTB acabou ganhando mais três vagas na Câmara. A legenda passará a contar com 22 deputados.

Apesar das 13 cadeiras de prefeito conquistadas, os parlamentares tiveram um desempenho pífio, como antecipou o Congresso em Foco. Nas eleições de ontem, 68 deputados e senadores perderam a disputa municipal. No Senado, ninguém conseguiu tornar-se prefeito. Marcelo Crivella (PRB-RJ), Patrícia Saboya (PDT-CE) e Almeida Lima (PMDB-SE) fracassaram logo no primeiro turno. Há 14 deputados que disputarão o segundo turno.

Com o resultado desse domingo (5), o PMDB da Câmara ganhou mais uma vaga e permanece como a maior bancada: passando de 95 para 96 cadeiras. O PR acabou perdendo duas vagas, passando de 44 para 42 vagas, Isso ocorre porque dois deputados da legenda foram eleitos, mas nenhum suplente do partido será empossado…”

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: quem esteve bastante por aqui, durante a campanha, como também em várias outras cidades, foi a ex-senadora e segunda suplente de deputado federal Emília Fernandes. Ela ainda pode assumir, se Fernando Marroni, o primeiro suplente, se eleger prefeito de Pelotas. Marroni, de qualquer forma, vai para Brasília (se perder). O PT elegeu um de seus deputados, Tarcísio Zimmermann, em Novo Hamburgo.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Eleições fazem 13 novos deputados”, de Rodolfo Torres, no sítio especializado Congresso em Foco.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo