Arquivo

Eleições 2010. Pelo sim, pelo não, tucanato já prepara a possível prévia entre Aécio e Serra

Embora muitos analistas (e políticos experientes) tenham dito e escrito que uma coisa é transferir votos para prefeitos de comuna, outra bem diferente é (tentar) fazer o mesmo com alguém que vai substituí-lo no próprio cargo, há insistência em tentar impor uma derrota a Lula no pleito municipal de 5 de outubro. Um erro. Que pode ser fatal dentro de dois anos, quando, ao que tudo indica, o presidente vai colocar sua imagem à disposição de Dilma Rousseff, como a candidata do PT e do governo.

 

Nessa balada, verdadeira e correta ou não a avaliação recente, o PSDB, que é o principal partido de oposição, corre contra o tempo para evitar o erro de 2006, quando permitiu que um político inexpressivo e sem história fosse às urnas e levasse a sova que levou de Lula.

 

Geraldo Alckmin, ao que tudo indica, foi mesmo arquivado. Mas persiste a disputa interna, agora entre dois governadores muito bem avaliados em suas províncias, e um deles com um belo recall de eleições passadas. No caso, Aécio Neves e José Serra (os dois, juntinhos, em foto feita ainda no ano passado). Como fazer para desatar o nó? Se possível, na conversa. Se não, em prévias internas. Mas rapidamente, é o que dá a entender nota publicada pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. A foto é de Fábio Pozzebom, da Agência Brasil. Acompanhe:

 

“PSDB apressa a organização da prévia Serra X Aécio

 

A direção do tucanato se auto-impôs um prazo para a montagem das prévias que definirão o nome do candidato do PSDB à sucessão de Lula. O modelo da disputa estará pronto em dois meses. “A gente vai desenvolver rapidamente essa questão”, disse ao blog Sérgio Guerra, presidente do PSDB. “Em 60 dias teremos esse assunto definido. Há estudos prontos. E achamos que esse é o caminho para o caso de não haver um acordo”.

 

Sem alarde, os tucanos protocolocaram uma consulta no TSE. Deu-se bem antes das eleições municipais. A resposta do tribunal ainda não chegou. Recorreu-se à Justiça Eleitoral para saber o que pode e o que não pode ser feito à luz da legislação. Eis um par de dúvidas:

 

Os pré-candidatos tucanos podem fazer campanha antes da convenção do partido? A legenda pode coletar dinheiro privado para custear as prévias?…”

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da nota “PSDB apressa a organização da prévia Serra x Aécio”, de Josias de Souza. E clique aqui para ler também outros artigos, informações e análises publicados pelo jornalista da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo