Arquivo

Plebiscito. Congresso engaveta pelo menos 80 propostas. Democracia direta é processo caro

O último plebiscito no Brasil aconteceu, salvo engano, em 2005. Tratava do Estatuto do Desarmamento. Mobilizou o país inteiro, num processo bastante caro – afinal, é uma eleição, com direito a propaganda no rádio e na tv, debates e muito dinheiro envolvido. O penúltimo plebiscito… Bem, esse ninguém lembra.

 

Mas há idéias várias que, na opinião dos proponentes, mereceriam a participação decisiva da população. São pelo menos 80, segundo apurou reportagem publicada na versão online da Folha de São Paulo. Todas, por enquanto, engavetadas no parlamento. A explicação é econômica, se bem que a política também apresenta suas justificativas.

 

De todo modo, pelo menos um parlamentar, no caso o deputado Flávio Dino (foto), imagina baratear o processo fazendo como os norte-americanos: colar os plebiscitos às eleições habituais. É. Pode ser. Confira mais detalhes na reportagem assinada por Márcio Falcão. A foto é de Wilson Dias, da Agência Brasil. A seguir:

 

 “Ao menos 80 projetos sugerindo plebiscitos estão em gavetas do Congresso

 

Nas gavetas da Câmara e do Senado repousam pelo menos 80 projetos sugerindo consultas populares, os chamados plebiscitos, sobre temas polêmicos. Tratam, por exemplo, da instituição do voto facultativo, redução da maioridade penal e legalização do aborto, mas enfrentam fortes resistências dos parlamentares para serem aprovados. A justificativa é o alto custo para a realização das consultas.

 

Dentre as propostas, a que mais tem chances de ser colocada em prática prevê um plebiscito para a população decidir se está ou não de acordo com a realização de uma revisão do texto constitucional. A idéia partiu do deputado Flávio Dino (PC do B-MA) (foto) e deveria ocorrer em 2011. O foco da revisão constitucional seria uma reforma política.

O deputado José Genoino (PT-SP) explicou que ficaria definido que os parlamentares eleitos em 2010 ficariam obrigados a convocar uma revisão constitucional em 2011 para tratar exclusivamente de uma revisão no sistema eleitoral. “O debate estaria livre da disputa pela sucessão do…”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Ao menos 80 projetos sugerindo plebiscitos estão em gavetas do Congresso”, de Márcio Falcão, na versão online da Folha de São Paulo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo