Arquivo

Democracia. Um viva às brigas do PT, PDT, PSDB, PP e PMDB de Santa Maria. Elas valem a pena

Tenho me batido, e os leitores habituais já estão carecas de saber, pelo fortalecimento dos partidos. Sei que, em boa parte deles, impera o caciquismo. E essa é uma das deficiências do sistema político brasiileiro. Reconheço, igualmente, que o fisiologismo preside, talvez, a maioria das escolhas dos arrivistas que se encontram nas agremiações. Eis outro problema grave.

 

Em Santa Maria mesmo, para não ir tão longe, se você for aos arquivos de A Razão (à época, o Diário de Santa Maria não existia) e recuperar edições de 1996/97 e 2000/01 vai notar um “surpreendente” crescimento no número de filiados do PTB, no primeiro caso, e do PT, no segundo. Por quê? Ora, fisiologismo. Em 1996, o PTB elegeu o prefeito (Osvaldo Nascimento). Quatro anos depois, o PT conquistava a prefeitura (Valdeci Oliveira). No período imediatamente anterior, o adesismo campeou. Nunca, em época alguma (exceto no período pré-64), antes ou depois daquele instante preciso, o PTB teve tantos adeptos. Da mesma forma o PT, aliás beneficiário até hoje da circunstância de ser governo.

 

Portanto, defeitos não faltam nos partidos. Mas sobram, cá entre nós, nos militantes despolitizados e desideologizados. Contraditoriamente, ainda assim acredito nas agremiações políticas como fundamentais para a democracia. E é do fortalecimento delas que o regime vai melhorar. Não é por outra razão, também, que sempre defendi o voto em listas fechadas – isso obrigaria o voto na sigla, não no sujeito. E a disputa seria intestina, e não pelo cargo de confiança. É o que penso. E, assim, aberrações como a que você encontrará noticiadas no texto que sugiro logo abaixo, tendem a não mais se suceder.

 

Dito isto, por mais que uns e outros não gostam, e até vociferam, meio demagogicamente, inclusive na mídia, saúdo a disputa que ocorre aqui mesmo, na boca do monte, em praticamente todas as agremiações. Com os defeitos mesmos que eles podem apresentar. Sempre são um aprimoramento da democracia. É assim, creia.

 

Viva, portanto, a brigalhada do PT, PDT, PSDB e do PMDB, que são mais barulhentos que os outros. Ou as mais discretas, mas igualmente fortes, no PP, no DEM e nos outros menores. Isso é saudável. Pode estar certo.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra do comentário “Na pole position”, de Carlos Chagas, analista político do SBT e da Rádio Jovem Pan, reproduzido no Blog dos Blogs.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo