Arquivo

Ensaio para 2010? PT e PDT dividirão comando da Assembléia Legislativa pelos próximos 2 anos

Não há como tirar ilação diferente: para além de um acordo administrativo, que coloca PT e PDT como protagonistas na direção da Assembléia, o acordo entre as siglas, para uma gestão compartilhada do parlamento nos próximos dois anos legislativos indica, no mínimo, um esforço para encaminhar algum tipo de ação comum para fora do Parlamento. Ou, mais especificamente, ao pleito de 2010.

 

Ou alguém duvida, depois de ver os próprios presidentes estaduais pedetista e petista, junto com os futuros dirigentes do parlamento? Os detalhes do anúncio, acontecido ontem, você conhece na reportagem distribuída pela Agência de Notícias da Assembléia. O texto é de Vanessa Canciam e a foto de Marco Couto. A seguir:

 

“Bancadas do PT e PDT anunciam gestão compartilhada da AL em 2009 e 2010

Na tarde desta segunda-feira (26), na Sala Salzano Vieira da Cunha, os deputados Ivar Pavan (na foto, à direita) (PT) e Giovani Cherini (na foto, à esquerda) (PDT), futuros presidentes do Parlamento gaúcho, anunciaram que farão uma gestão compartilhada da Assembleia Legislativa nos anos de 2009 e 2010. Acompanharam a reunião os parlamentares Adão Villaverde (PT), Raul Pont (PT), Gilmar Sossella (PDT), Kalil Sehbe (PDT), os presidentes estaduais das duas legendas, Olívio Dutra e Romildo Bolzan Júnior, e futuros superintendentes e diretores da Casa.

Conforme Pavan, a parceria tem como objetivo valorizar o Parlamento como espaço para debates que interessam aos gaúchos, sem possíveis interrrupções causadas pela troca de gestão a cada ano. “Há uma grande preocupação de que um ano é pouco para a Presidência de um Parlamento. É necessário que se tenha sequência nos atos. Queremos que cada ação possa ter início, meio e fim, independente do presidente. Eu pretendo dar continuidade a um conjunto de ações de gestões anteriores”, disse. O parlamentar também espera que a experiência da gestão compartilhada fique de exemplo para futuras administrações. “Desejamos que esse processo se consolide e quem sabe, na próxima legislatura isso seja visto como uma necessidade do Parlamento gaúcho”.

O deputado Giovani Cherini (PDT) ratificou a importância do anúncio feito hoje. “Achamos que era necessário reafirmar esse acordo de responsabilidade conjunta e pública. A nossa preocupação maior é termos uma boa gestão na Casa”. Em 2009, o parlamentar assumirá o comando da 1ª Secretaria da Casa, como forma de se preparar para a Presidência, no ano que vem. “Tenho a honra de pela primeira vez participar da Mesa Diretora. O meu pensamento é o de fazer um trabalho compartilhado com os gabinetes parlamentares, para auxiliar os deputados em seus mandatos. Tudo articulado com o presidente Pavan. Não faremos nada sem o aval dele”, informou.

Os presidentes estaduais das legendas também manifestaram apoio à gestão compartilhada da Casa, dando destaque a proximidade ideológica entre os dois partidos. Para Romildo Bolzan Júnior (PDT), a iniciativa retira o “personalismo” que pode surgir com a Presidência. A gestão compartilhada poderá dar estabilização administrativa à Casa. O PDT saúda e chancela essa posição dos deputados”. Para Olívio Dutra (PT), o acordo feito respeita o interesse público e o fortalecimento da instituição. “O ato aqui realizado terá desdobramentos positivos. Ele é sinalizador de uma semeadura que vem sendo feita”, disse.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo