Arquivo

Março (1). A perda de Dom Ivo chegava ao primeiro ano. E o trabalho dele segue imutável

Foi em 5 de março de 2007 que morreu o bispo emérito. E a lembrança do primeiro ano de ausência de Dom Ivo foi provavelmente o mais lido do conjunto (a soma foi campeã) de textos de Gilson Piber. Confira de novo:

 

 

“Um ano sem Dom Ivo

 

O dia 5 de março de 2008 marca um ano da morte do Bispo Emérito da Diocese de Santa Maria (RS), Dom Ivo Lorscheiter. Como o tempo passa rápido. O Profeta e Gigante da Esperança, denominação recebida pelas várias atividades desenvolvidas por Dom Ivo no campo religioso e social, deixa saudade. No entanto, fica o exemplo de que a organização coletiva, a fé, a persistência, a coragem, o respeito ao próximo, a solidariedade e a determinação, entre outras atitudes, são fundamentais para o êxito de uma comunidade.

Dom Ivo optou pela vida religiosa e pelo auxílio aos mais necessitados. Teve atuação firme como secretário-geral e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Defendeu o diálogo ecumênico e os direitos humanos, especialmente durante a ditadura militar no Brasil e na América Latina. Apesar de discreta e diplomática, a ação da CNBB nos tempos de ditadura foi enérgica e decisiva para a vida de muitos presos políticos brasileiros e o encaminhamento da reabertura democrática no país. Inúmeras foram as audiências com os presidentes militares Médici e Geisel em que Dom Ivo cobrava respostas do governo sobre as torturas aos presos políticos. A fluência no latim, alemão, italiano e espanhol, além de traduzir e ler em francês e inglês, projetou Dom Ivo nos diversos encontros e debates pelo mundo afora…”

Para ler a íntegra, clique AQUI

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo