Arquivo

Coluna Observatório.“Já foi mais, mas Santa Maria ainda tem sua influência na política do RS”

A seção “Não custa lembrar”

 

 

Em 28 de abril de 2001:

 

“* Historicamente, Santa Maria sempre teve forte influência na sucessão estadual. Aliás, um governador (Walter Jobim) e um vice (João Gilberto Lucas Coelho), em épocas distintas, já até surgiram a partir daqui.

* Isso sem falar em outros importantes membros dos primeiros escalões de governo e, não se esqueça, até mesmo a proposta de criação dos Conselhos de Desenvolvimento, que tem origem em Santa Maria.

* A tendência é uma repetição, no pleito de 2002. Ao menos na fase de articulação e na própria campanha. Exemplos: Tarso Genro pode ser o candidato petista ao Piratini; e Cezar Schirmer almeja ser presidente do PMDB,  partido que (talvez) seja o maior da oposição.”

 

Hoje:

 

Passados exatos oito anos, menos um mês, da publicação das notas acima, na seção “Luneta”, e algumas constatações podem ser feitas. Uma é que Cezar Schirmer, que venceria a eleição de então e se tornaria presidente da do PMDB/RS, inclusive com o apoio do deputado Eliseu Padilha (de quem é adversário interno hoje), será ouvido, na escolha do candidato ao Piratini. Inclusive porque, eleito prefeito de Santa Maria, voltou ao protagonismo deixado de lado na suplência de deputado federal. E Tarso Genro tende a ser, mesmo, o candidato do PT ao Governo. É, talvez, menos influência do que Santa Maria já teve. Mas mais do que se poderia imaginar, por exemplo, há dois anos.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo