Arquivo

Em queda? Inflação de SM foi de 0,21% em fevereiro. Grupo de Despesas Pessoais, vilão da vez

A redução na demanda, especialmente nesse período de férias, e as promoções de descontos como o Liquida Santa Maria, contribuíram para que se mantivesse a tendência de baixa da inflação da boca do monte em fevereiro. O Índice do Custo de Vida apurado pelo Núcleo Econômico de Pesquisa e Extensão do curso de Economia da Unifra (NEPE) foi de 0,21% no mês passado.

 

O trabalho tem a coordenação geral do professor José Maria Pereira e implica na pesquisa dos preços de cerca de mil itens de bens e serviços, distribuídos em nove grupos específicos. No acumulado dos dois primeiros meses de 2009, a inflação alcança 0,64%. Se somar-se os últimos 12 meses, o ICV anualizado alcança 7,20%.

 

Os itens de Alimentação, grandes vilões da elevação do custo de vida nos últimos meses, agora, em fevereiro, deu uma paradinha. O grupo é responsável por 0,9% dos 0,21%. Mas o grande responsável pelo índice do mês passado foi o grupo Despesas Pessoais, cujos itens, em média, se elevaram em 0,22%. 

 

Pelo peso (2,90%) que ostenta na formação do Índice, a Educação se responsabilizou por apenas 0,04% do aumento de fevereiro. Mas, individualmente, só perdeu para Despesas Pessoais. Também apresentaram taxas de crescimento de preço, no mês passado, a média dos preços apurados dos itens de Transporte e Comunicação.

 

Constatou-se uma quase estabilidade nos preços dos itens de Saúde e Cuidados Pessoais. Houve um acréscimo de 0,03%, o que se mostrou irrelevante no cômputo geral. De outro lado, o ICVSM constatou retração nos preços dos três outros grupos: Habitação, Artigos de Residência e Vestuário.

 

 

PARA LER A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO ICVSM, COM TODOS OS DETALHES DO LEVANTAMENTO, CLIQUE AQUI.

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo