Arquivo

Não custa lembrar.Creia: a Esquerda não se sabe, mas a Direita está bem viva. Na mídia

Confira a seguir trecho de nota que publiquei no início da madrugada de 25 de março de 2008, uma terça-feira:

“Ideologia. A Esquerda pode ter morrido. Mas a Direita subsiste, animada, na mídia grandona

É comum ouvir-se (e ler-se) que o conceito de Esquerda e Direita morreu. Talvez o mais correto seria dizer “escafedeu-se”. Sim, porque pelo menos a Direita continua bem viva. E até anda bastante animada. Quem diz isso? Um importante jornalista brasileiro, Fernando de Barros e Silva, há muito tempo articulista da Folha de São Paulo, talvez o mais influente jornal do país.

 

Afirmo, antecipadamente, que concordo integralmente com ele. Você não precisa, claro. Mas é interessante que leia o que Barros e Silva escreveu nesta segunda-feira, e que é reproduzido na íntegra pelo jornalista Luis Nassif. Confira:

 

“A direita e o lulismo

SÃO PAULO – A chegada de Lula ao poder seguida da ruína moral do petismo serviu de trampolim para impulsionar uma nova direita no país. É um fenômeno de expressão midiática, mais do que propriamente político. Está disseminado em jornais, sites, blogs, na revista. E deve sua difusão aos falcões do colunismo que se orgulha de parecer assim, estupidamente reacionário…”

 

Para reler a íntegra da nota, inclusive o artigo que lhe deu origem, clique aqui.

 

PASSADO EXATAMENTE UM ANO, a situação só piorou. Ao ponto de um dos grandes jornais (que como os demais apoiou fortemente o regime militar, especialmente no seu período mais complicado e com as liberdades extintas, no fim dos anos 60, início dos 70) ter dito outro dia, em editorial, que não tivemos assim uma ditaduuuuuura, mas uma ditadurazinha. Como se percebe, a Esquerda até pode ter sumido, como há quem pense. Mas a Direita, ah, essa está bem vivinha. Especialmente na mídia grandona. Mas a mim (e espero a você também) ela não engana.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo