Arquivo

Assembléia.Deputados por um dia “aprovam” distribuição gratuita de vacina contra o HPV

Em mais uma edição do programa “Deputados por um dia”, a Assembléia Legislativa viu seu plenário invadido pelas crianças, nesta segunda-feira. Eram representantes de cinco escolas públicas, inclusive uma da região central, a Pedro Lovato, de Novo Cabrais. Afora inúmeras atividades, meninos e meninas discutiram e votaram “projetos”

 

Entre os aprovados por unanimidade, um beneficia diretamente as mulheres, especialmente as que têm entre 10 e 15 anos: a distribuição gratuita de vacinas contra o HPV. Nesta segunda, também foram sorteadas as escolas que participam da próxima edição do “Deputado por um dia”. E mais uma vez a região será contemplada, agora com a Professor Willy Roos, de Agudo.

 

Sobre o que fizeram os participantes do projeto, aberto pelo próprio presidente do parlamento, o petista Ivar Pavan (foto), nesta segunda-feira, acompanhe material distribuído pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. O texto é de Vanessa Lopez, com foto de Guerreiro. A seguir:

 

“Estudantes aprovam projetos de lei no Deputado Por um Dia

 

Um grupo de 55 estudantes vindos do interior do Estado viveram a experiência de apresentar, discutir, votar e aprovar os projetos de lei (PLs) de suas autorias na Sessão Plenária do Estudante, realizada na tarde desta segunda-feira (13), no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa. A atividade integra o projeto Deputado Por um Dia, que se encontra em sua 29ª edição.

 

Alunos das Escolas Estadual de Ensino Médio Curupaiti, de Vale Verde; Estadual de Ensino Fundamental Pedro Lovato, de Novo Cabrais; Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto, de Engenho Velho; Estadual de Ensino Médio Dr. Hector Acosta, de Livramento; e Municipal de Ensino Fundamental Ernesto Dorneles, de Bento Gonçalves; participaram, no final da manhã, da Reunião de Líderes na Presidência da Casa, na qual foi definida a ordem de votação dos projetos. Antes, assistiram ao painel “A participação do jovem na política”, ministrado por líderes e representantes das Juventudes dos partidos políticos.

 

“Que todos os projetos possam ser muito bem discutidos e, se a maioria desejar, que sejam aprovados”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Ivar Pavan (PT), ao abrir a Sessão Plenária do Estudante. Depois de se manifestar, Pavan passou o comando da Sessão ao presidente da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, deputado Adão Villaverde (PT). Também esteve presente na atividade o deputado Edson Brum (PMDB), que lamentou a falta de vontade de algumas pessoas de discutir política. E aconselhou: “Discutam política. Toda decisão depende de uma ação política”….

 

…Debate

Por resolução, a primeira edição do ano do Deputado Por um Dia é sempre dedicada às mulheres, numa alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

 

Dentro dessa proposta, foi aprovado por unanimidade o PL 1/2009, da Floriano Peixoto, que estabelece a distribuição gratuita da vacina quadrivalente recombinante contra o papilomavírus humano (HPV), doença sexualmente transmissível, preferencialmente a meninas entre 10 e 15 anos de idade, por meio de parcerias. “Com o estabelecimento de parcerias, o custo financeiro se…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo