Arquivo

Dano moral. Autor de livro sobre o Grêmio indenizará Carlos Simon, a quem chamou de “ladrão”

Chamar um árbitro de futebol de “ladrão” dentro de um estádio é uma coisa. Escrever isso num livro de grande circulação (poderia ser pequena, que valeria o mesmo, mas não é o caso) é ofensa capaz de permitir o pedido de indenização. E, no caso de Carlos Simon, o mais graduado dos juizes de futebol do Rio Grande do Sul (vai para sua terceira copa do mundo) significou a aceitação pelo Judiciário.

 

Deixando claro que ainda cabe recurso, confira a propósito do fato – que trata do livro “Grêmio: nada pode ser maior”, do jornalista Eduardo Bueno, o Peninha -, reportagem publicada no Espaço Vital, sítio especializado em atividades jurídicas, editado por Marco Antonio Birnfeld. A seguir:

 

“Carlos Simon 1 x Grêmio 0

 

Numa semana atípica (eliminado do Gauchão e sem treinador) – e poucos dias depois da festa dos 100 anos do Inter – a notícia deste caso judicial vai incomodar torcedores gremistas que não gostam do árbitro Carlos Eugênio Simon.

Homem de uma carreira de sucesso, cotado para apitar, em 2010, sua terceira Copa do Mundo -, Simon voltou a desagradar gremistas em 08 de março deste ano quando, apitando o Gre-Nal realizado em Erechim, anulou um gol legítimo de Jonas – ao louvar-se em equivocada sinalização do auxiliar Marcelo Barison.

Ontem (08) foi publicada a sentença que beneficia o apitador por causa de algumas expressões usadas no livro
“Grêmio: Nada Pode Ser Maior”, escrito pelo jornalista gaúcho Eduardo Rômulo Bueno (o Peninha) e publicado pela editora carioca Ediouro Publicações Ltda.

A indenização nominal será no valor de R$ 11.625,00 correspondente a 25 salários mínimos. Com o implemento de juros legais, a contar da citação, a cifra chega a R$ 14.880,00. A honorária será de 20%.


Na petição inicial, Simon refere que, além de sua formação profissional de jornalista, exerce a profissão de árbitro de futebol há 25 anos, com atuação nacional, em todos os continentes. Nos últimos tempos – relata o apitador – começou a receber dezenas de mensagens e cartas…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e publicadas pelo sítio Espaço Vital, inclusive outros textos relativos ao caso Simon x Livro do Peninha..

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo