Arquivo

Debate. Pimenta vai a programa da MTV, defende os transgênicos e o uso da biotecnologia

O deputado federal Paulo Pimenta, PT, enfrentou um time e tanto, no programa MTV Debate, no final da noite da última terça, no canal 24 da tv a cabo. O assunto: transgênicos e adjacências. O condutor, o roqueiro Lobão. O resultado, do ponto de vista do parlamentar, é o que mostro a seguir, no relato da assessoria dele, com foto de Fabrício Carbonel. Acompanhe:

  

“Pimenta defende uso da Biotecnologia em programa da MTV

 

O Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS) esteve em São Paulo na última terça (7) onde participou ao vivo do Programa MTV Debate, do controvertido apresentador e cantor de Rock Lobão. Em discussão estava o polêmico tema dos alimentos geneticamente modificados.

 

Na bancada, além do deputado gaúcho estavam representantes do Conselho de Informações sobre Tecnologia (CIB), do GreenPeace, do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), e da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA). No debate, Pimenta defendeu o uso da biotecnologia e como uma das formas de soberania do país em um cenário mundial cada vez mais competitivo.

 

Inicialmente, Pimenta fez questão de ressaltar que o tema deve ser tratado de uma forma muito mais ampla. “É impossível pensar que alguém possa ser em princípio contra os transgênicos. A insulina, que trouxe benefícios para a humanidade, é uma vacina produzida em laboratório a partir de uma bactéria. O que ocorre é uma falta de informação com relação aos alimentos transgênicos”, argumentou Pimenta. Na área da saúde, o petista destacou ainda a produção da vacina contra a Hepatite B, antes importada de Cuba, e agora um produto fabricado nacionalmente.

 

Com relação aos alimentos geneticamente modificados, Pimenta enumerou os produtos em que a Embrapa vem investindo, como o feijão resistente a um vírus que ataca a cultura e que pode causar perdas de até 100% na produção; plantas de café resistentes ao frio; e a cana-de-açúcar geneticamente modificada que dobra a colheita de sacarose e açúcar, na mesma área plantada. “Deter o conhecimento da tecnologia desses produtos interessa diretamente ao Brasil, a cultura do feijão está ligada ao pequeno produtor, e a cana-de-açúcar é essencial para a produção de bioenergia”, justificou.

 

Sobre a soja transgênica Pimenta rebateu as informações de que o plantio de produtos transgênicos prejudica a biodiversidade da área plantada. “Os próprios agricultores comprovam que reduziu imensamente a quantidade de aplicações de herbicidas nas lavouras, causando impacto ambiental positivo”, justificou.

 

Durante o debate, Pimenta defendeu favoravelmente a rotulagem dos produtos geneticamente modificados, mas também dos demais alimentos com informações referentes aos elementos utilizados no processo de produção. “Os transgênicos elevaram o patamar dos testes de avaliação e controle dos alimentos. Assim, acredito que temos que estender esse padrão de qualidade aos alimentos orgânicos e inorgânicos, beneficiando o consumidor brasileiro”.

 

Na época da aprovação da Lei de Biossegurança Nacional, o Deputado petista foi o relator das medidas provisórias 223/04 e 327/06 que tratam do plantio, comercialização e controle de organismos geneticamente modificados. Na atual legislatura, Pimenta é titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo