Arquivo

CPI da Petrobrás. No Planalto, há convicção que o alvo é Dilma. Por isso, trata de blindá-la

Mais do que blindar a ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governo pretende contra-atacar. Para tanto, vai mirar na era de Fernando Henrique Cardoso, que também tem lá seus pecadilhos (ou pecadões, conforme o ponto de vista), na gestão da Petrobrás – motivo de CPI instalada no Senado.

 

De todo modo, não é de graça, por certo, que o Palácio do Planalto resolveu bancar presidente e relator da Comissão, isolando, na medida do possível, a oposição. Um de seus integrantes é o senador João Pedro (foto), que é fonte das informações analisadas pelo jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo. Acompanhe o texto, com a foto de Antonio Cruz, da Agência Brasil. A seguir:

 

“Na CPI, Planalto protege Dilma e mira na era FHC…

 

…A principal preocupação de Lula e dos operadores políticos do governo na CPI da Petrobras atende pelo nome de Dilma Rousseff. Antes de virar chefe da Casa Civil, Dilma respondeu pela pasta das Minas e Energia (2003-2005), de cujo organograma pende a Petrobras.  Depois da transferência para o Planalto, a ministra manteve-se na presidência do Conselho de Administração da estatal, posto que assumira em janeiro de 2003.

O governo receia que um dos objetivos da oposição seja arrastar o nome de Dilma para os arredores do “palco” da CPI. Além de providenciar um escudo para a ministra-candidata, os governistas armam uma contraofensiva. Concentram-se na era tucana de FHC.

Nesta quarta (27), em entrevista à rádio CBN, o senador João Pedro (PT-AM), membro da CPI, trouxe aos holofotes a sigla P-36.  Vem a ser a plataforma marítima da Petrobras que afundou em março de 2001, sob FHC.  Antes de ir a pique, a P-36 produzia 80 mil barris de petróleo por dia. Inutilizada, impôs à estatal perdas diárias de até US$ 1,3 milhão.  Para o petista João Pedro, a CPI não pode perder a oportunidade de “investigar” o ocorrido…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados por Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo