Arquivo

Advogados. Começa disputa para direção da OAB/RS. Chapa da Situação pode ter santa-mariense

É muito grande a movimentação no meio jurídico gaúcho. Sem data, ainda, mas prevista para a segunda quinzena de novembro, a eleição para a seção gaúcha da Ordem dos Advogados Gaúchos já provoca uma série de articulações. Tanto do grupo que está hoje no poder, quanto entre os oposicionistas. Neste se incluí, por exemplo, o ex-presidente, Valmir Batista.

 

Já no lado situacionista, neste final de semana haveria uma definição (que, se houve, aconteceu após a redação deste texto): se o atual presidente Cláudio Lamachia (foto) concorre ou não. Em caso negativo, o nome do candidato também já seria conhecido. De todo modo, uma coisa já é possível afirmar: é bastante provável que, no lado situacionista, um nome de Santa Maria seja incluído na chapa, como conselheiro; o atual presidente da subsecção local, Ricardo Jobim.

 

Aliás, também a subsecção santa-mariense terá eleição. E Jobim, a menos que mude de idéia, não deve concorrer. Mas pelo menos três nomes estariam já se articulando para montar uma chapa. Quer dizer, movimento é que não falta, no meio dos advogados.

 

Especificamente sobre a disputa estadual, o sítio especializado Espaço Vital publicou duas reportagens na sexta-feira e que, penso, vale a pena ler. Uma sobre a oposição, outra em torno da situação. Reproduzo, a seguir, trechos de ambas. Acompanhe:

 

“Forte crítica deflagra lançamento da chapa de oposição às eleições da OAB-RS

Ontem (quinta) à noite (28), numa galeteria da Rua Quintino Bocaiúva,  em Porto Alegre, um grupo de onze advogados decidiu que formará chapa para concorrer, na segunda quinzena de novembro, às eleições da OAB gaúcha. Serão cinco meses de campanha.
Lá estiveram Braulio Pinto, Cristiano Lisboa Martins, Evandro Degrazia, Fábio Böckmann Schneider, Gabriel Pauli Fadel, Paulo Sérgio Mazzardo, Sebastião Melo, Sérgio Gualdi, Sérgio Oliveira, Telmo Schorr e Valmir Martins Batista (ordem alfabética).
Mais dois foram convidados, mas estiveram ausentes: Fernando Scalzilli (que está com o pé engessado) e Vital Moacir da Silveira (por compromissos profissionais no mesmo horário).
Na manhã desta sexta-feira (29) o Espaço Vital teve a confirmação de que “a ideia é um ´frentão´, unificada a oposição num bloco só”. O grupo enviou a este saite uma nota revelando que sua campanha será “ancorada no sentimento e constatação de que não houve o cumprimento das promessas da atual …” (PARA LER A ÍNTEGRA CLIQUE
AQUI)

 

“Situação define neste fim-de-semana se Claudio Lamachia concorrerá à reeleição

Neste final de semana o grupo que está mais próximo de Claudio Lamachia vai saber e definir se a situação lançará a proposta de reeleição do atual presidente da OAB-RS. A coordenação está sendo feita pelo conselheiro federal Luiz Carlos Levenzon, com o apoio da grande maioria dos ex-presidentes.
Termina no domingo (31) o prazo de dez dias que o grupo deu a Lamachia para que ele defina sua disposição, ou não, de concorrer.
Na prática, Lamachia detem o apoio de pelo menos três quartas partes dos atuais conselheiros seccionais – havendo um forte reconhecimento de que a atual gestão
“saneou e limpou toda a sujeira da Ordem anterior” – conforme uma idéia rascunhada, informalmente, num grupo que se reuniu na quinta-feira passada (21), num restaurante da Rua 24 de Outubro, em Porto Alegre.
O
grupo sabe que Lamachia tem dificuldades pessoais para aceitar o desafio de mais três anos: além das perdas profissionais que teve e está tendo em seu…” (PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE
AQUI)

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas pelo sítio especializado Espaço Vital.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo