Arquivo

Coluna Observatório. “A consulta plebiscitária nos distritos e sua perguntinha sem-vergonha”

Se ganhar o Sim, tudo

ok para Cezar Schirmer.

Mas, e se o Não vencer?

 

Em vez de perguntar, com clareza, “você quer eleger diretamente o subprefeito do teu distrito? Sim ou Não?”, a consulta popular que acontece neste domingo, organizada pela prefeitura municipal, nos nove distritos de Santa Maria, questiona os 8 mil eleitores que se dispuserem a comparecer às urnas: “você entende que o prefeito deve indicar os subprefeitos?”.

 

Ora, é o oposto do que seria natural. Daí por que, quem disser Sim, fechará com a idéia já exposta por Cezar Schirmer desde a campanha eleitoral – e que é pela livre nomeação pelo Chefe do Executivo. Ele é quem nomeará os subs. Já, se declarar Não, o eleitor imporá uma derrota política ao prefeito.

 

A coluna não faz juízo de mérito, nesse caso. Apenas entende que a pergunta, como foi elaborada, é, no mínimo, discutível. Há até quem a considere, e tem argumentos interessantes para isso, capciosa. É a que vale, de todo modo.

 

Até onde se sabe, a mobilização no interior santa-mariense é pouco menos que nula. Seja contra ou a favor às diretas para subprefeitos. Isto é, a participação tende a ser pequena, segundo todas as avaliações. Quem ganha com esse desinteresse? Ninguém sabe, a rigor – o que torna o resultado bastante imprevisível.

 

Na verdade, na verdade, goste ou não quem produz a estratégia política do governo municipal, só quem corre risco, nesse processo. Exatamente ele, Cezar Schirmer. Se o Não predominar, a derrota é dele. Se das urnas emergir o Sim; bem, é o que o prefeito sempre quis, não?

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo