Arquivo

Parlamento.Entre deputados federais e senadores, há 150 enrolados no Supremo Tribunal Federal

Ok, ok, ok. Aqui mesmo já defendi que ninguém é culpado até a sentença transitar em julgado. Inquérito não inculpa, muito menos suspeita. E até uso o mesmo argumento para condenar a idéia de proibir alguém com “ficha suja” de concorrer a cargo público – exceto para os irrecorrivelmente punidos.

 

Agora, que não recomenda muito bem, não há dúvida. O excelente sítio Congresso em Foco acaba de publicar reportagem exclusiva, dando conta que temos nada menos que um quarto, ou pouco menos que isso, dos nossos parlamentares federais, deputados ou senadores, com algum tipo de enrosco no Supremo Tribunal Federal – e só é lá porque eles têm foro privilegiado, o que é, convenhamos, uma excrescência.

 

Aí, talvez seja a hora de o eleitor (sim, não foi o Espírito Santo que os colocou lá) colocar o dedo na moleira. Afinal, em quem estamos votando? Acompanhe a reportagem de Daniela Lima e Renato Camargo e tenha mais detalhes, a seguir:

 

“Exclusivo: 150 parlamentares têm processo no STF

 

Deputados e senadores respondem a 317 inquéritos ou ações penais. Em 100 casos, Supremo encontrou elementos para transformar 52 parlamentares em réus. Denúncias incluem malversação de dinheiro público, corrupção e, até, estupro

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu 36 processos contra deputados e senadores nos últimos 12 meses. Desde junho do ano passado, o número de inquéritos e ações penais envolvendo parlamentares saltou de 281 para 317, um aumento de 11%.
Atualmente 150 congressistas têm pendência na mais alta corte do país, quase um quarto do Congresso Nacional. No ano passado, eram 143. Hoje, 52 são réus em 100 ações penais.

Nesses casos, o Supremo aceitou as denúncias feitas pelo Ministério Público Federal ou terceiros por entender que há elementos da participação de deputados e senadores em práticas criminosas. As ações penais são desdobramentos dos inquéritos e preocupam mais os parlamentares, pois são elas que podem levar os réus à condenação.

Os dados são resultado de levantamento exclusivo do Congresso em Foco. Na lista dos atuais processados estão 130 deputados e 20 senadores. As acusações atingem indistintamente partidos da base aliada e da oposição. O leque das…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

PARA SABER QUEM SÃO OS PROCESSADOS, E SEUS CRIMES, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO ADICIONAL DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas pelo sítio especializado Congresso em Foco.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo