Arquivo

Deputado por um dia. Alunos de Nova Palma aprovam “Dia das pessoas com altas habilidades”

É uma promoção e tanto esta, da Assembléia Legislativa. Trata-se do “Deputado por um dia”, em que alunos de escolas públicas vão a Porto Alegre, vivenciam o parlamento, conversam com deputados e, o principal, se tornam edis estaduais. Mais que isso, criam partidos e propõe leis, que eles próprios analisam e votam. E alguns até nem são aprovados, exatamente como no Parlamento “de direito”.

 

Na edição acontecida nesta segunda-feira, entre os participantes estava um grupo representando a escola estadual de Educação Básica Tiradentes, de Nova Palma. Os estudantes da Quarta Colônia criaram um partido (o PET – Partido da Escola Tiradentes) e apresentaram um projeto instituindo o “Dia Estadual da Manifestação das Pessoas com Altas Habilidades no RS”. A proposta, ao contrário de algumas outras, foi aprovada.

Agora, sobre o Deputado por um dia, acompanhe material distribuído pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. O texto é de Vanessa Canciam, com a colaboração de Daniela Bordinhão. A foto, da reunião de líderes dos partidos formados pelos estudantes, é de Galileu Oldenburg. A seguir:

 “Parlamentares-mirins apreciam cinco matérias na Plenária do Estudante

Na tarde desta segunda-feira (20), durante a Sessão Plenária do Estudante, 55 parlamentares apreciaram cinco projetos de lei. A atividade faz parte da 28ª edição do projeto Deputado Por um Dia, desenvolvido pela Assembléia Legislativa, através da Escola do Legislativo. Presidiu os trabalhos o presidente da Escola do Legislativo, deputado Gilmar Sossella (PDT). Participaram da sessão os parlamentares Ronaldo Zülke (PT) e Edson Brum (PMDB).

Pela manhã, na abertura do evento, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), falou sobre os objetivos do projeto Deputado Por um Dia, focado na formação de cidadãos conscientes. “Estamos proporcionando aos jovens a chance de terem o contato com o Parlamento. Para muitos deles, a Assembléia Legislativa representa um poder dos outros, quase inacessível. Depois desse evento, terão a certeza de que esta Casa é tão deles quanto nossa”. disse.

Por sua vez, o presidente da Escola do Legislativo destacou que a intenção do Deputado Por um Dia é resgatar a política e a cidadania, estendida para o dia-a-dia dos estudantes. “A partir de agora, convoco vocês a praticarem uma política séria e responsável no seu bairro, cidade e Estado”, desafiou.

Ordem do Dia
No período destinado à Ordem do Dia, os jovens estudantes do ensino fundamental e médio discutiram e votaram cinco projetos de lei, elaborados previamente em conjunto com professores e diretores das respectivas escolas. A partir da criação de partidos políticos fictícios, cada legenda teve a oportunidade de designar representantes para ocupar a tribuna, defender e debater cada uma das propostas…

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Parlamentares-mirins apreciam cinco matérias na Plenária do Estudante”, de Vanessa Canciam (com Daniela Bordinhão), da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo