ADVOGADOS. Definida data para eleição na OAB. Há chances de chapa única. Tanto lá quanto cá
Já é bastante intensa a agitação entre os advogados. E isso deve se ampliar agora, com a definição da data da eleição para a seção gaúcha e as subsecções locais da Ordem dos Advogados do Brasil. Ficou para 16 de novembro a manifestação direta dos profissionais. E, claro, também se coloca a discussão em torno das chapas que concorrerão.
São bastante consistentes os indícios de que tanto em nível regional quanto (especialmente) na comuna, pode se apresentar uma única chapa. Na OAB/RS, Cláudio Lamachia é considerado favorito disparado – se decidir-se (o que é bastante provável) pela tentativa de reeleição. Já na OAB/SM, o presidente Ricardo Jobim já declarou seu interesse em não disputar, preferindo compor (se convidado, o que deve ocorrer) na chapa para o Conselho Seccional. Assim, se encaminha – depois de muitas discussões entre os grupos interessados – para uma nominata única, provavelmente liderada pelo atual vice-presidente José Fernando Lutz Coelho.
Sobre a movimentação dos advogados e a definição da data para o pleito de renovação das diretorias, confira reportagem publicada originalmente no sítio especializado Espaço Vital. A seguir:
“Eleições na OAB gaúcha serão no dia 16 de novembro
O Conselho Seccional da OAB gaúcha aprovou na última sexta-feira (21) resolução que dispõe sobre as eleições na OAB-RS e suas Subseções. O pleito será realizado no dia 16 de novembro (segunda-feira), das 9 às 17 h. Quebra-se, assim, uma tradição de realização das eleições em sexta-feira.
Os advogados gaúchos estão, assim, hoje, a exatos 85 dias do pleito – havendo improrrogáveis 54 dias para o registro de chapas, que terá seu termo final no dia 16 de outubro às 18 h. Eventuais recursos para impugnação e defesa serão de três dias úteis, “contados, o primeiro, da publicação do registro das chapas e, o último, da intimação dos impugnados”.
Uma novidade: a(s) chapa(s) para o Conselho Seccional serão compostas por 55 conselheiros titulares, 27 conselheiros suplentes, três conselheiros federais titulares e três suplentes e cinco diretores para a Caixa de Assistência dos Advogados. Serão assim, em relação à atual formação do Conselho Seccional, mais 10 conselheiros titulares e mais cinco suplentes; em relação ao Conselho Federal, mais um suplente.
Uma enquete – sem obediência a critérios estatísticos – feita há dez dias por um escritório de Advocacia porto alegrense, junto a 80 advogados escolhidos aleatoriamente, e consultados por e-mail, permitiu estimar que 59 deles têm a “impressão” de que não haverá chapa de oposição.
As poucas críticas que são feitas à atual diretoria concentram-se num ponto detectado pela enquete: as condições para o exercício da Advocacia forense não melhoraram – e até pioraram em relação a três anos atrás…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e publicadas no sítio especializado Espaço Vital.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.