Sem categoria

ADVOGADOS. Definida data para eleição na OAB. Há chances de chapa única. Tanto lá quanto cá

Cláudio Lamachia ainda não se manifestou, mas...
Cláudio Lamachia ainda não se manifestou, mas...

Já é bastante intensa a agitação entre os advogados. E isso deve se ampliar agora, com a definição da data da eleição para a seção gaúcha e as subsecções locais da Ordem dos Advogados do Brasil. Ficou para 16 de novembro a manifestação direta dos profissionais. E, claro, também se coloca a discussão em torno das chapas que concorrerão.

São bastante consistentes os indícios de que tanto em nível regional quanto (especialmente) na comuna, pode se apresentar uma única chapa. Na OAB/RS, Cláudio Lamachia é considerado favorito disparado – se decidir-se (o que é bastante provável) pela tentativa de reeleição. Já na OAB/SM, o presidente Ricardo Jobim já declarou seu interesse em não disputar, preferindo compor (se convidado, o que deve ocorrer) na chapa para o Conselho Seccional. Assim, se encaminha – depois de muitas discussões entre os grupos interessados – para uma nominata única, provavelmente liderada pelo atual vice-presidente José Fernando Lutz Coelho.

Sobre a movimentação dos advogados e a definição da data para o pleito de renovação das diretorias, confira reportagem publicada originalmente no sítio especializado Espaço Vital. A seguir:

Eleições na OAB gaúcha serão no dia 16 de novembro

O Conselho Seccional da OAB gaúcha aprovou na última sexta-feira (21) resolução que dispõe sobre as eleições na OAB-RS e suas Subseções. O pleito será realizado no dia 16 de novembro (segunda-feira), das 9 às 17 h. Quebra-se, assim, uma tradição de realização das eleições em sexta-feira.

Os advogados gaúchos estão, assim, hoje, a exatos 85 dias do pleito – havendo improrrogáveis 54 dias para o registro de chapas, que terá seu termo final no dia 16 de outubro às 18 h. Eventuais recursos para impugnação e defesa serão de três dias úteis, “contados, o primeiro, da publicação do registro das chapas e, o último, da intimação dos impugnados”.

Uma novidade: a(s) chapa(s) para o Conselho Seccional serão compostas por 55 conselheiros titulares, 27 conselheiros suplentes, três conselheiros federais titulares e três suplentes e cinco diretores para a Caixa de Assistência dos Advogados. Serão assim, em relação à atual formação do Conselho Seccional, mais 10 conselheiros titulares e mais cinco suplentes; em relação ao Conselho Federal, mais um suplente.
Uma enquete – sem obediência a critérios estatísticos – feita há dez dias por um escritório de Advocacia porto alegrense, junto a 80 advogados escolhidos aleatoriamente, e consultados por e-mail, permitiu estimar que 59 deles têm a “impressão” de que não haverá chapa de oposição. 

As poucas críticas que são feitas à atual diretoria concentram-se num ponto detectado pela enquete: as condições para o exercício da Advocacia forense não melhoraram – e até pioraram em relação a três anos atrás…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e publicadas no sítio especializado Espaço Vital.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo