Partidos

PT GAÚCHO. Três vão disputar o comando político do partido. E em Santa Maria? Boooa pergunta!

No último prazo, ontem à noite, três chapas foram apresentadas para concorrer à direção estadual do Partido dos Trabalhadores, no pleito interno marcado para outubro. Os diversos grupos que convivem no interior da sigla fizeram seus arranjos de maneira que interesses políticos comuns levassem aos nomes dos concorrentes à presidência.

Dos três nomes inscritos, um vai apenas “marcar posição”: Jorge Branco, de Porto Alegre (foi presidente da Metroplan, salvo engano claudemiriano), ao tempo do governo Olívio Dutra, representa a corrente “Pólo”, de influência e capacidade de articulação bastante limitadas. Os outros dois, porém, entram na disputa com cacife e apoio suficientes para almejar a vitória.

De um lado, o deputado estadual Raul Pont, da tendência “Democracia Socialista”, com o apoio do “PT Amplo”(Tarso Genro e Paulo Pimenta) e da “Esquerda Democrática” (Henrique Fontana). De outro, o Secretário Geral de Governo de São Leopoldo, Marcel FRizzon, da “Articulação de Esquerda”, chancelado também pela “Construindo um Novo Brasil” (majoritária nacionalmente e que, em Santa Maria, tem Valdeci Oliveira como nome mais conhecido), “Movimento PT” e “PT de Lutas e de Massas” (Fabiano Pereira).

E em Santa Maria? Essa pergunta fiz, ontem à noite, a uma importante figura do partido na cidade e que, certamente, terá participação ativa nas articulações locais. A resposta: nada definido, o que deve ocorrer, porém, até meados do próximo mês. Não há nenhuma garantia, muito pelo contrário, que a disputa local reproduza o confronto estadual. Há quem diga, inclusive, que possa acontecer um bate-chapa entre as correntes principais, lideradas respectivamente por Paulo Pimenta, Fabiano Pereira e Valdeci Oliveira. A conferir.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Caro Marcelo,

    Concordo com vc. Lá se foram aqueles tempos em que as convenções do PT serviam para discussões teóricas e ideológicas. O partido que seria uma alternativa a regra virou regra. É uma lástima!

  2. Se a disputa pela presidência do PT de Santa Maria se resumir a um bate-chapa entre os grupos liderados pelas três maiores lideranças do partido na cidade apenas servirá para evidenciar mais uma vez, entre tantas outras, que opartido está ]cada vez mais reduzido as suas próprias disputas internas o que sem dúvida contribui para que o debate ideológico e de concepção de partido seja cada vez mais deixado de lado.

    Saudações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo