ColunaObservatórioPartidosSanta Maria

COLUNA OBSERVATÓRIO. “Um inusitado consenso é alcançado no PT santa-mariense”

Sem disputa, o que é inédito, Vilmar Galvão vai presidir o PT/SM

Vilmar Galvão será o presidente do PT de Santa Maria a partir de 22 de novembro. Isto é, o partido conseguiu definir com dois meses de antecedência (o acordo aconteceu na última quarta, 23), quem responderá politicamente pela sigla. Eis o inusitado. É pouco provável, voltando beem para trás no tempo, que tenha sido possível ao petismo encontrar a unidade em torno de um nome, considerando-se a quantidade de correntes que disputam o seu controle político.

É possível, inclusive, que os dirigentes das tendências tenham entendido (é a avaliação claudemiriana) que dispersar esforços na briga pela presidência não tem sentido. E encontraram alguém, enfim, que é respeitado por todos, não obstante pertencer, ele também, a um grupo específico. No caso, Galvão é integrante da Ação Democrática – que junto com outras correntes, como a Unidade na Luta, a qual pertence Valdeci Oliveira, compõe no conglomerado chamado “Construindo um Novo Brasil” (até 2005/6 o “Grupo Majoritário”, do qual faz parte, para dar uma referência, o Presidente Lula).

É, sim, inusitada essa posição do PT. Tanto quanto, embora ocorra disputa, a eleição dos demais 35 integrantes do Diretório. Haverá, ao contrário de pleitos recentes, só duas chapas. O que permitirá, mesmo, saber-se com mais nitidez qual o peso de cada corrente. De um lado estão PT Amplo (Paulo Pimenta), Unidade na Luta (Valdeci) e Democracia Socialista. De outro, PT de Lutas e de Massas (Fabiano Pereira), Articulação de Esquerda (Cristiano Schumacher), Ação Democrática (Galvão), Movimento PT (Fernando Menezes). E, mais que para o presidente, já definido, a contenda que passa a interessar, visando saber quem é quem dentro do PT/SM.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo