Assembleia

CPI DA YEDA. Confronto entre governo e oposição acontece já na primeira reunião de trabalho

Aconteceu o esperado. Oposição, que tem a presidência, e Governo, com a relatoria, divergem já na abertura, na tarde/noite desta terça-feira. Foi, digamos, para demarcar posição. Num primeiro momento, a vitória foi oposicionista, com a presidente Stela Farias, do PT, impondo um plano de trabalho para a “CPI da Yeda”. Não era esse o desejo do relator, Coffy Rodrigues, do PSDB, que queria ver sua própria proposta votada por todos os integrantes. Essa idéia não foi atendida por Stela, alegando estar cumprindo o regimento interno da Assembléia Legislativa.

Stela e Coffy. Esse embate será obviamente uma constante todo o tempo, o tempo todo. Pode apostar
Stela e Coffy. Esse embate será obviamente uma constante todo o tempo, o tempo todo. Pode apostar

Por enquanto, prevaleceu a tese da presidente. Mas, e disso esse (nem sempre) humilde repórter não tem a mínima dúvida, é prudente não apostar em vitória oposicionista ao longo dos trabalhos. Haverá um momento, por exemplo, em que os requerimentos, quaisquer que sejam, terão que ser decididos no voto. E aí, é o que parece óbvio, por ser maioria, a base governista aprovará ou rejeitará o que quiser.

Sobre o debate que norteou a primeira reunião (a próxima acontece no dia 8, logo após o feriado da Independência), acompanhe reportagem distribuída pela Agência de Notícias do parlamento gaúcho. O texto é de Leonel Rocha (com Michele Limeira) e a foto de Marcos Eifler. Confira:

Polêmica sobre plano de trabalho marca primeira reunião da CPI da Corrupção

A polêmica sobre a forma como serão conduzidos os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI que investigará supostos atos de corrupção no âmbito do governo do Estado marcou a primeira reunião do colegiado, realizada nesta terça-feira (1º). A presidente da comissão, deputada Stela Farias (PT), apresentou um plano de trabalho a ser desenvolvido nos próximo quatro meses. Para a petista, o planejamento é uma prerrogativa da presidência da CPI e, desta forma, ele já está aprovado. “Não tem votação. Já temos um plano de trabalho apresentado. Foi uma sessão absolutamente democrática. Ouvi a todos os deputados, inclusive o relator. Alguns itens já haviam sido acolhidos (do relator) e, havendo outras sugestões que venham melhorar a condução dos trabalhos, também serão aceitas”, assegurou Stela. 

O relator da CPI, deputado Coffy Rodrigues (PSDB), apresentou um plano de trabalho diferente e disse esperar que a presidente publique o seu requerimento, a fim de que seja apreciado pelo conjunto da comissão. “Eu me nego a participar e votar enquanto não forem publicados os requerimentos que protocolei”, afirmou Coffy. Segundo ele, suas proposições visam a agilizar as investigações e otimizar as ações do inquérito. “Não vim aqui para ditar regras, e sim sugerir um regramento geral para imprimir uma boa velocidade aos trabalhos”, declarou. O tucano garante que foram sanadas todas as inconstitucionalidades de seu requerimento inicial. Na opinião de Coffy, não há motivo para a presidente não publicar a matéria. Já a petista entende que o plano de trabalho é matéria vencida na CPI. “Isso é questão superada. Vamos agora ao trabalho”, encerrou Stela…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo