Surgiu mais uma informação que consegue desmoralizar os doutos, tão empenhados na reflexão (de preferência negativa) sobre os rumos da economia nacional. Pois não é que, agora, segundo o último ranking elaborado por um dos ícones do estudo de economia (e de negócios) do País, a Fundação Dom Cabral, constata que as empresas brasileiras só perdem, na América Latina, em competitividade, para as chilenas.
Pooois é. Ah, e no planeta inteiro, ou dois terços dele (133 países), segundo a Fundação, o Brasil é o 56°. Ruim? Talvez, mas ao contrário do que diziam os “astros”, melhorou oito posições, como mostra reportagem distribuída pela Agência Brasil, com informações da BBC Brasil. Confira:
“Brasil sobe oito posições no ranking de competitividade mundial
O Brasil subiu oito posições no ranking de competitividade elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial e divulgado hoje (terça, 8), em parceria com a Fundação Dom Cabral. Com o resultado, o país passa a ocupar o 56º lugar em um grupo de 133 economias. As informações são da BBC Brasil.
O Relatório de Competitividade Global 2009 revela que o Brasil melhorou sua posição em função, sobretudo, dos avanços nos pilares de estabilidade econômica e sofisticação do mercado financeiro. Em ambos os casos, o país subiu 13 posições.
O professor da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda, lembrou que o Brasil ainda está longe dos “dez mais” do ranking, mas que foi “o grande destaque” do relatório este ano.
“Se considerarmos sua dimensão e o fato de o país vir sistematicamente ganhando posições, sem dúvida, o Brasil foi o grande destaque este ano”, diz Arruda, que é coordenador da pesquisa no Brasil. Nos últimos três anos, o país subiu 16 posições….”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.