EconomiaNegócios

CRISE?! Só empresas do Chile, na América Latina, competem melhor que as brasileiras

Para Carlos Arruda, da Dom Cabral, embora longe do ideal, Brasil foi destaque
Para Carlos Arruda, da Dom Cabral, embora longe do ideal, Brasil foi destaque

Surgiu mais uma informação que consegue desmoralizar os doutos, tão empenhados na reflexão (de preferência negativa) sobre os rumos da economia nacional. Pois não é que, agora, segundo o último ranking elaborado por um dos ícones do estudo de economia (e de negócios) do País, a Fundação Dom Cabral, constata que as empresas brasileiras só perdem, na América Latina, em competitividade, para as chilenas.

Pooois é. Ah, e no planeta inteiro, ou dois terços dele (133 países), segundo a Fundação, o Brasil é o 56°. Ruim? Talvez, mas ao contrário do que diziam os “astros”, melhorou oito posições, como mostra reportagem distribuída pela Agência Brasil, com informações da BBC Brasil. Confira:

Brasil sobe oito posições no ranking de competitividade mundial

O Brasil subiu oito posições no ranking de competitividade elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial e divulgado hoje (terça, 8), em parceria com a Fundação Dom Cabral. Com o resultado, o país passa a ocupar o 56º  lugar em um grupo de 133 economias. As informações são da BBC Brasil.

O Relatório de Competitividade Global 2009 revela que o Brasil melhorou sua posição em função, sobretudo, dos avanços nos pilares de estabilidade econômica e sofisticação do mercado financeiro. Em ambos os casos, o país subiu 13 posições.

O professor da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda, lembrou que o Brasil ainda está longe dos “dez mais” do ranking, mas que foi “o grande destaque” do relatório este ano.

“Se considerarmos sua dimensão e o fato de o país vir sistematicamente ganhando posições, sem dúvida, o Brasil foi o grande destaque este ano”, diz Arruda, que é coordenador da pesquisa no Brasil. Nos últimos três anos, o país subiu 16 posições….”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo