EducaçãoHistória

CULTURA NA SEDUFSM. Guerra Civil Espanhola, 70 anos. Uma discussão em boa hora

sedufsmA Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) retoma no início de outubro aquela que, provavelmente, seja a mais tradicional entre as promoções oriundas das instituições educacionais da cidade. O “Cultura na Sedufsm” acontece no dia 5 e traz como mote os 70 anos da Guerra Civil Espanhola – na qual os democratas do mundo inteiro acabaram, de uma forma ou de outra, ainda que apenas em sentimento, se envolveram.

Para saber mais, só comparecendo. É de graça. Mais detalhes, no material distribuído pela assessoria de imprensa da entidade. O texto é assinado pelo jornalista Fritz Nunes. Acompanhe:

Cultura na SEDUFSM debate 70 anos da Guerra Civil Espanhola

 A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) retoma seu projeto cultural no na segunda-feira, 5 de outubro. O Cultura na SEDUFSM terá como tema central os “70 anos da Guerra Civil Espanhola”. A atividade, que inicia às 19h e acontece no auditório do sindicato docente, terá como palestrantes o professor Gerson Wasen Fraga, do curso de História da Faculdade Montserrat, de Caxias do Sul (RS) e Luciana Ferrari Montemezzzo, do curso de Letras da UFSM. A coordenação do evento ficará a cargo do professor do curso de Comunicação Social da UFSM, Rondon de Castro, que também é diretor da SEDUFSM.

Paralelamente ao debate haverá uma exposição de infogravuras sobre Federico Garcia Lorca, poeta e dramaturgo espanhol morto durante a ditadura do general Francisco Franco. O autor do trabalho do professor João Luiz Roth, do curso de Comunicação Social da UFSM. O Cultura na SEDUFSM, projeto cultural que já completou quatro anos, e que tem sempre entrada franca, vai ser retomado após um intervalo de três meses devido às recomendações e cuidados com a gripe A.

BREVE HISTÓRICO – A Guerra Civil Espanhola (1936-39) foi o acontecimento mais traumático que ocorreu antes da 2ª Guerra Mundial. Nela estiveram presentes todos os elementos militares e ideológicos que marcaram o século XX. De um lado se posicionaram as forças do nacionalismo e do fascismo, aliadas as classes e instituições tradicionais da Espanha (O Exército, a Igreja e o Latifúndio) e do outro a Frente Popular que formava o Governo Republicano, representando os sindicatos, os partidos de esquerda e os partidários da democracia.”

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Sedufsm.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo