EconomiaSanta Maria

CIDADE. Primeiro ano da Agência de Desenvolvimento. Balanço é considerado positivo

A assembleia de criação da Adesm, realizada em 18 de abril de 2011 (foto Divulgação)

Na seção “Não custa lembrar” de amanhã, o sítio vai trazer o registro histórico: fará um ano a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. Antes, porém, confira texto de hoje, assinado pela jornalista Marielle Flôres, da assessoria de imprensa da Adesm. Ah, o ‘link’ para a íntegra (lá embaixo) é do mesmo material, publicado também no sítio da Prefeitura. Confira:

Agência de Desenvolvimento de Santa Maria completa um ano e comemora resultados positivos para o Município

Articular o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e Região, pela ação integrada entre o Poder Público, Instituições de Ensino, Setor Empresarial, Associações afins e Voluntários da Sociedade; Fomentar e divulgar oportunidades de investimento no Município e apoiar institucionalmente as empresas já instaladas em Santa Maria; Realizar a coordenação do Movimento “A Santa Maria que Queremos”, viabilizando encontros de pessoas interessadas em debater ideias, estudos e projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região. Foi com estes principais objetivos que nasceu a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM.

O projeto, sonhado há mais de 20 anos pela cidade, se tornou realidade em 18 de abril de 2011. Porém, a história começa muito antes disso. Segundo o Diretor Presidente da ADESM, Vilson Serro, a semente foi lançada a partir da criação do Comitê de Empreendedorismo e Inovação em2005 e da experiência de trabalho conjunto entre poder público, universidades, empresários e sistema “S”:

A criação da Associação Parque Tecnológico em 2008 e do Movimento “A Santa Maria que Queremos” em 2009, fomentou e incentivou o surgimento da agência. Em 2010, através de uma articulação de diversas instituições, pessoas físicas e jurídicas, lideradas pela Prefeitura Municipal de Santa Maria e pela CACISM, começa um esboço da Agência de Desenvolvimento.

Em 29 de março de 2011, a Prefeitura enviou um Projeto de Lei à Câmara para buscar autorização legislativa para participar da criação da Agência em parceria com outras pessoas físicas e jurídicas de direito privado.Com o projeto aprovado, em 18 de abril de 2011, uma Assembleia Geral aprovou a fundação da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. Agência de Desenvolvimento? Me dizem 1 ação, mas apenas 1 que esta entidade tenha desenvolvido? Bastante reuniões (a mais de um ano, pois esta “enrolação” começou no “Santa Maria que Queremos”) muito planejamento e pouca (para não dizer nada) ação! Não precisamos mais disso… enquanto isso nosso dinheiro vai para onde?? Sim caros… a metade do orçamento da ADESM vem da PMSM, ou seja, dos nossos bolsos. Basta! Queremos ação, transformação, transpiração e menos enrolação!

  2. E vai para o segundo ano,e sempre será positivo,logo mais adiante troca de nome para começar tudo novamente, este filme eu ja vi pelo menos duas vezes….e quem se rebelar,tá fora da turminha….

  3. Prezado Marcelo!
    A exemplo da Cacism, a Agência de Desenvolvimento está a reboque dos acontecimentos da comuna no que se refere as necessidades de um bom planejamento a médio e longo prazo sobre o que queremos parta a Região Central. Sobre a infraestrutura aeroportuária, o senhor Cerro (DR), com as melhores intenções possíveis, tem insistido em erros do passado. Basta contratar (pagar por profissionais que entende do setor aéreo) pessoas com qualificações técnicas para viabilizar um bom projeto e execução para alocação de recursos, com o objetivo de construirmos um novo aeroporto (Civil) para a região. Chega de “achismos e amadorismos” . Se querem um desenvolvimento e crescimento para a região, sejam profissionais. Amadorismo tem um lugar eterno no fracasso….

  4. Pergunto mais uma vez: quantos convidados a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria elencou nos seus encontros como Mestres e Doutores em Desenvolvimento Regional residentes na comuna? Simplesmente nenhum… Por que esses doutos não foram convidados para participar ativamente dos ” programas e projetos de Desenvolvimento para a Região” ?

  5. joseph k. :“agência de desenvolvimento de santa maria” faz aniversário e quem ganha o presente é camaquã…o que esses tipos fazem nessa agência mesmo ?

    “falou tudo “

  6. Isto Marcelo! Vamos nos mobilizar para conseguirmos um aeroporto, é muito importante para o desenvolvimento não só de Santa Maria mas de toda a região.
    @Marcelo

  7. Desenvolvimento que não têm nem aeroporto. Nos contentamos com um terminalzinho que se chama “Estação de Passageiros – Base Aérea de Santa Maria”.Dependemos dos favor dos militares.

    Que empresa de grande porte vai se instalar em uma cidade que não tem linha aérea com São Paulo para deslocar seus engenheiros, receber fornecedores de matéria prima da mais vaiadas empresas deste brasil.

    O desenvolvimento começa por uma linha aérea e uma aeroporto a altura de Santa Maria para ligar a cidade a engrenagem do país.

  8. joseph k. :
    “agência de desenvolvimento de santa maria” faz aniversário e quem ganha o presente é camaquã…o que esses tipos fazem nessa agência mesmo ?

    Perdemos para Camaquã, vamos empatar com quem? Toropi?
    Que vergonha! Pelo menos algume almoçou e jantou com os chineses…

  9. “agência de desenvolvimento de santa maria” faz aniversário e quem ganha o presente é camaquã…o que esses tipos fazem nessa agência mesmo ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo