Estado

ELOGIO A YEDA. Governadora vem pessoalmente a Itaara trazer ajuda e solidariedade

Governadora veio ontem à tarde, viu a situação e conversou com os prefeitos de SM e Itaara
Governadora veio ontem à tarde, viu a situação e conversou com os prefeitos de SM e Itaara

Esse elogio é pra lá de merecido. É o que se espera de um governador de Estado. Mais do que meros discursos, ações concretas. Seguidas da indispensável solidariedade. Goste-se ou não de Yeda Crusius (e neste sítio ninguém morre de amores por ela, nem o Claudemir, ou o Pereira, menos ainda o da Silva), o fato é que a titular do Piratini agiu pronta e corretamente. E ainda por cima veio pessoalmente para ver a situação e se colocar à disposição. Ponto pra ela.

A propósito da visita feita por Yeda ontem a Itaara, município gaúcho tão próximo da gente e que mais sofreu com o temporal da última segunda-feira, acompanhe o material distribuído pela assessoria de imprensa do Governo do Estado. A foto (cedida pelo jornal A Razão) é de Germano Rorato. Confira:

Governadora visita município de Itaara e sobrevoa regiões atingidas pelo temporal

A governadora Yeda Crusius visitou, na tarde desta quarta-feira (9), o município de Itaara, atingido pelo temporal que ocorreu na última segunda-feira (7). Yeda Crusius foi recebida pelos prefeitos de Itaara, Candido Franco Moraes, e de Santa Maria, Cezar Schirmer, e vistoriou os estragos causados pela chuva e granizo, que deixaram 3 mil residências danificadas no Rio Grande do Sul. A governadora oficializou a entrega de materiais de construção e telhas que chegaram em um caminhão da Defesa Civil.

“Estou aqui, neste momento, para ouvir da própria comunidade e dos seus representantes a avaliação dos estragos e providenciar o que for necessário”, disse Yeda, que está acompanhando o trabalho realizado pela Defesa Civil. A governadora também sobrevoou de helicóptero os outros municipíos da região afetados pelo temporal.

Para auxiliar na reconstrução, o governo gaúcho enviou 14,2 mil itens, entre telhas, kits de forros de cama, cestas básicas e kits de limpeza. Cerca de 520 pessoas estão desalojadas e 20 casas foram totalmente destruídas. Os municípios de Itaara, Victor Graeff, Frederico Westphalen, Ibirubá e Porto Xavier decretaram situação de emergência…”

 PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

22 Comentários

  1. Que coisa essa vida, né? Tem gente que por meia dúzia de telhas baixa a cabeça e acha que vai tudo bem. Como diz o colega Weissheimer, no RS Urgente, para aqueles que defendem o governo Yeda de forma deslumbrada, jamais haverá “fato novo”. Não adianta argumentar que o Lair Ferst, que era arrecadador de campanha dela, e que disse que esteve junto com ela para dividir a propina do Detran. Não, nada disso conta, nem mais as denúncias de cinco procuradores da República. Não, não há foto novo. O importante é o Bibo Nunes, na TV Ulbra, dizer que nao existem provas…o importante é o Lasier Martins dizer que o impeachment não passará. Realmente, dê-lhe telhas!!!

  2. uma perguntinha seu flamarion que raiva do governo lulu hein! já sei o senhor é fã do FHC quem sabe se confronta os 8 anos de LULA e os de FHC, aliás os proprios partidários não falam e querem ficar bem longe de cidadão, POR QUÊ? só me responda mas sem magoas.

  3. me desculpe claudemir mas se eu quisesse ir para a amazônia para saber a sua vrdadeira realidade largaria os jornais, livros e colocaria tudo o que conheço por meios de informação numa fogueira e queimaria comno os nazistas fizeram no holocausto.
    atitude esta parecida com a opinião do sr flamarion, era sim r2, material bélico e fui porque estudei e tinha responsabilidades condizentes com a minha patente porque se eu não tivesse estudo estaria numa tropa sendo recruta infante e obedecendo gente com mentalidade psicótica como a do sr que me condena.
    não entro no âmbito do militarismo porque abomino e considero rídiculo porque todos sabemos que numa democracia temos obrigações e deveres.
    deveres este que se confundem com a abistinência de ideologia e demonstram que nós somos alienados e aceitamos em nosso meio pessoas como a nossa ilustre governadora.
    não estou fazendo oposição porque sou partidário a algo e sim porque faço parte de uma sociedade e tenho o dever de ajudá-la a se desenvolver, sou gaúcho e tenho um legado que respeito.
    desculpe se fui corrosivo nas palavras mas não sou conivente em aceitar atitudes como esta e ficar vendo isso de braços cruzados.
    ao sr. flamarion recomendo um estudo de suas idéias para que veja que o mundo muda, evolui e nós devemos se adaptar a ele para que não ficamos estaqueados no tempo com pensamentos antiquados e alienados como estes que demonstra.
    obrigado claudemir!

  4. A governadoria ajudaria mais os municípios do estado se o seu governo não fosse uma fábrica de corrupção, não fosse uma verdadeira indústria criminosa, como apontou o Ministério Público Federal. Inclusive, pelo que já se sabe agora, a própria governadora é quem dividia os recursos das propinas substraídas dos gaúchos. Que vergonha isso para o Estado. E o Schirmer aí hein, o que faz. Ele é prefeito de alguma cidade do estado? Que novidade para mim. Pois, não vejo ele fazendo coisa alguma. Mas se o site diz que ele é prefeito, então acredito.

  5. Respeito imensamente a posição do Sr. Flamarion Uchoa, mas na minha modesta opinião, não seria o mais coerente avaliar o governo Yeda pela ida dela ou não à Itaara. Apenas lembrando, tudo isto que ela está passando, agora até com o pedido de impeachment sendo analisado, é pura e simplesmente pela incompetência dela e pela corrupção reinante neste governo. Todas as denuncias partiram de dentro do próprio governo. Portanto, não entendo sua raiva contra os movimentos sociais. O que o Sr. Flamarion quer? Que o MST, UNE ou CUT socorram os atingidos enquanto, segundo o que aí está, Yeda teria comprado a casa dela com o meu, o seu, o nosso dinheiro? Enquanto o Cezar Busatto diz que retira dinheiro público das estatais para fazer sua campanha. Yeda não faz mais do que sua obrigação. Cabe ao Estado se fazer presente nestas ocasiões.Enquanto o governo está ocupado fazendo o bem para as pessoas, não sobra tempo para a corrupção. Esta é a minha opinião.

  6. Claudemir, as vezes sinto saudade do site antigo. (Hehehehe… Caro amigo, a interatividade impõe riscos. Assim como a democracia. E queremos ambas, não?)

  7. Tiago; você disse que é “oficial R2”. O que você fazia no Quartel; sevia cafezinho ou “lustrava as botas” do comandante? Por acaso serviu alguma vez na Infantaria, na Tropa? Acho que vc era simplesmente um “oficial de gabinete”, acredito que era da Intendência, fazia “serviços burocráticos”, na frente de um micro c/ar-condicionado, enquanto os Recrutas “ralavam” nos exercício no Terreno!

  8. Tiago, você por acaso conhece a Amazônia, já esteve lá, já serviu por lá? Ou é apenas mais um que simplesmente “enche” o peito e fala apenas por falar,…sem conhecer sua dimensão, seus problemas, sua complexidade,…e principalmente sua “Alma e Essência”!

  9. Respondendo, principalmente ao Luis e ao Thiago: “A Amazônia (ainda) é nossa; graças ao trabalho diário dos nossos SOLDADOS das FFAA brasileiras, que estão lá desde sempre, protegendo a nossa soberania, e ainda por cima, fazem um trabalho social relevante, através das famosas ACISO`s”. Vocês por acaso sabem o quê significa esta sigla, caros “doutores” burocratas de “gabinete”?

  10. outra estrelas vermelhas, percebo que temos um militar psicótico dos tempos da revolução escrevendo asneiras pq isso é doentio.
    não estamos em uma ditadura, somos livres e graças aos estrelas vermelhas que podemos expressar nossas idéias.
    o doi-codi já fechou caro flamarion.

  11. caro flamarion, essa posição que vc diz das nossas forças armadas quanto a tragédias não é mais do que a obrigação delas, já que isso é uma de suas atribuições como força tarefa de uma nação.
    é louvável essa sua admiração pelo o exército mas digo que vc apesar de ter familiares militares não conheçe realmente as forças armadas.
    eu fui militar,oficial r2 e lá vi que além de cabide de emprego para um bando de acomodado o militarismo é retórico, alienativo e conivente.
    suas obrigações se misturam com a falta de atividade e a única coisa que na qual se preocupam é com o seu status de que um dia foram os mantenedores de um modelo de nação.
    modelo esse que aniquilou muitos movimentos, assassinou muitos brfasileiros e fez do Brasil uma cadelinha para países desenvolvidos. entregaram a nação de bandeja para um modelo imperialista cego por uma visão inútil e obcecada pela figura de um comunismo utópico que eles mesmos trataram de moldar.
    se vc flamarion admira isso, parabéns! vc é mais um que se perdeu por aí e esqueceu de estudar história no colégio, ou simplesmente a ignorou já que o seu legado apoiava isso.
    hj temos um modelo democrático em aperfeiçoamento, mutilado pela ditadura, e a posição dos nossos governantes reflete as nossas próprias atitudes quanto ao governo.
    a nossa ilustre governadora náo fez mais que sua obrigação, felizmente vejo que está governando porque ultimamente tenho visto que ela gosta muito de escolher novos advogados e correr de atrás dos capos do seu partido para tentar se safar de tanta sujeira que tem no seu mandato.
    sou solidário com o povo de itaára, tenho amigos lá, espero que tudo se resolva mas não serei incoerente em elogiar algo que está simplesmente cumprindo com a sua obrigação.
    se o exército é tão bom porque que nossa amazônia está atirada, afinal as nossas defesas ficam a cargo de quem.
    obrigado Claudemir e desculpe por me estender.

  12. Ídem para a nossa Brigada Militar, Marinha e Aeronáutica! Os “estrelas-vermelhas” podem até tentar, mas jamais irão nos derrotar!

  13. Apesar de terem muitas pessoas aqui deste site (inclusive o colunista e jornalista) que são contra as Forças Armadas Brasileiras,…pois eu digo, sou ADMIRADOR e tenho ORGULHO de ser filho e sobrinho de oficiais do Glorioso, Eterno e “Sagrado” EXÉRCITO Brasileiro! (AMIGO FLAMARION.. sem injusticas, por favor. gosto das Forcas Armadas. Nao gosto é da ditadura MILITAR, coisa beeeem diferente. Aliás, sou contra QUALQUER ditadura, inclusive a de idéias)

  14. Quero lembrar também da atuação sempre solicita, eficiente e solidária do nosso glorioso EXÉRCITO Brasileiro (e também da nossa gloriosa Marinha e FAB), que não precisaram serem chamados para o local da tragédia; pois já estavam lá; alías, como sempre,…eles são e sempre serão a primeira e única instituição que é precursora para AJUDAR o País em situações de emergência, instabilidade e tragédia.

  15. Mas vi sim, os valorosos e corajosos bombeiros e policiais (a nossa gloriosa e eficiente Brigada Militar) gaúchos, que foram lá dar uma FORÇA e uma AJUDA aos nossos vizinhos. Me lembro que a governadora Yeda determinou à época, prioridade máxima para ajudar Santa Catarina. Estes recursos foram enviados daqui do Rio Grande para os nossos irmãos catarinenses.

  16. Pois digo, que neste período, não vi, nem o presidente Lula (ele pode ter sobrevoado a região de helicóptero, duas semanas depois do ocorrido) e nenhum de seus “ministros” por lá; e muito menos a tão prometida “ajuda financeira” do governo federal (teve um “ministro” inclusive, que afirmou a barbaridade que “o Sul é rico e não precisa de ajuda”; incrível).

  17. Sou representante comercial, me lembro bem da última catástrofe climática, ocorrida no Vale do Itajaí em Santa Catarina em novembro passado, pois estava lá fazendo um TRABALHO SOCIAL VOLUNTÁRIO, ajudando meu irmãos catarinenses.

  18. Onde estão agora os ditos grupos “sociais” e que “lutam” pelas pessoas mais necessitadas, tipo MST, UNE, CUT e outros embustes? Ondem estão agora as palavras de ordem tipo “Fora Yeda”? Onde estão agora os pseudo-sindicatos que não fazem outra coisa que não reclamar?

  19. Parabéns a governadora Yeda; tenho casa em Itaara (e que foi bastante danificada devido ao temporal de granizo da última segunda feira); eu estava colocando uma lona no telhado, e por isto não pude ir lá na prefeitura transmitir minha solidariedade a ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo