INFLAÇÃO. Itens de alimentação, sozinhos, representam dois terços da inflação de agosto em SM
Chega, mesmo, a impressionar. A inflação de Santa Maria, em agosto, (como antecipei no meio da tarde desta quinta-feira) apurada pelo Laboratório de Práticas Econômicas do curso de Economia da Unifra foi de 0,37%. Pois bem, disso tudo, nada menos que 0,21% (quase dois terços) podem ser debitados aos produtos alinhados no grupo Alimentação. É, convenhamos, incrível.
Como se explica isso? Simples, vem desse setor o peso maior, 25,12% do total. E, em agosto, vem da alimentação o segundo aumento mais significativo, 0,70%. Os itens alocados no grupo de produtos de Vestuário até subiram mais, 1,04% – mas seu peso é beeem menor, no conjunto do Índice de Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), apenas 5,26%.
Conforme o trabalho (sob a coordenação geral do professor José Maria Pereira) oficialmente divulgado no final da tarde LPT/Economia/Unifra, tomando-se apenas agosto, afora a deflação registrada no grupo de Despesas Pessoais (-0,08%), os reajustes de preço acabaram sendo ínfimos: Habitação (0,12%, para um peso de 26,07%), Artigos de Residência (0,01% – peso 3,03%), Transporte (0,22 %, com peso de 16,21%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,33%, para o peso de 7,32%), Educação (0,36% para 2,90%) e Comunicação (0,27% para 8,34%).
MÊS, ACUMULADO E ANUALIZADO – o Índice de Custo de Vida apurado pelo Laboratório de Práticas Econômicas, de resto, aponta para uma certa estabilidade nos preços em Santa Maria. O aumento de agosto, 0,37%, é ligeiramente inferior ao 0,39% verificado em julho.
A inflação acumulada nos oito primeiros meses de 2009 está em 5,25%. E, se forem computados os últimos 12 meses, anualizando portanto o índice, têm-se um aumento de preços, nos nove grupos pesquisados, com seus respectivos pesos, exatos 7,36%,
SUGESTÃO ADICIONAL – confira AQUI a íntegra do Boletim do Índice do Custo de Vida de Santa Maria. Além de amplas informações sobre o levantamento feito pelo LPE do curso de Economia da Unifra, você tem pelo menos dois excelentes artigos de conjuntura. Um trata da questão dos bancos (público ou privado?), outro avalia a crise (aprendemos com ela?).
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.