Eleições 2010Política

MAROLINHA. “Crise” na Receita terminou com a demissão de 25 CCs. Que, no total, são 1,3 mil

Lina Vieira saiu da Receita e virou crise. Crise? Não, marolinha
Lina Vieira saiu da Receita e virou crise. Crise? Não, marolinha

A tal “crise” na Receita Federal, que me perdoe quem pensa diferente, é a típica marolinha. Ao lado de erros de comunicação do Governo, que deu uma grande contribuição à mídia grandona, que superestimou a situação (para alegria dos oposicionistas, que, afinal de contas, estão cumprindo seu papel), pouca coisa virou muita. Inabilidade governista, para dizer o mínimo.

E, agora, quando tudo parecia mais ou menos resolvido, deu-se amplo destaque a outra questão menor. Afinal, o que são 25 cargos de confiança em 1,3 mil? Leia o que escreve, para não ficar com o meu próprio texto, o colunista Paulo Moreira Leite, da revista Época. A foto é de Antonio Cruz, da Agência Brasil. Acompanhe:

2% de cargos de confiança da Receita pediram demissão

O blogue apurou os números reais de quem pediu demissão na Receita. A rebelião dos aliados da antiga Secretaria, Lina Vieira, produziu um bom estrago e ocupou as manchetes da semana mas os dados da última sexta-feira mostram uma situação menos dramática do que parecia. Foram contabilizadas 25 demissões, sobre um total de 1300 cargos comissionados no país inteiro. Colocando em perspectiva, constata-se que os demissionários chegam a 2% dos cargos de confiança. Em São Paulo, um dos grandes focos de descontentamento, as demissões chegaram a 3% de um total de 300 cargos de confiança.
O mapa é assim:

I – ÓRGÃOS CENTRAIS – 06 DEMISSÕES
II – 10 REGIÕES FISCAIS – 19 DEMISSÕES
1ª. REGIÃO – SEM DEMISSÕES
2ª. REGIÃO – SEM DEMISSÕES
3ª. REGIÃO – SEM DEMISSÕES
4ª. REGIÃO – 01 DEMISSÃO
5ª. REGIÃO – SEM DEMISSÕES
6ª. REGIÃO – 3 DEMISSÕES
7ª. REGIÃO – SEM DEMISSÕES
8ª. REGIÃO – 09 DEMISSÕES CONFIRMADAS, INCLUINDO O SUPERINTENDENTE. Essa região, de São Paulo, chegou a anunciar 24 pedidos de demissão. Com a chegada do novo Superintendente a situação reverteu e os números ficaram os seguintes: 08 desistiram; 08 estão em dúvida; 08 confirmaram as demissões.
9ª. REGIÃO – SEM DEMISSÕES
10ª. REGIÃO – 6 DEMISSÕES
TOTAL NO BRASIL: 25 DEMISSÕES

É fácil entender a relevância destes dados. Quando Otacílio Cartaxo foi confirmado como novo Secretário da Receita, os aliados de Lina Vieira iniciaram uma rebelião que parecia capaz de inviabilizar o funcionamento da instituição pela falta de quadros dirigentes e lideranças. Os números mostram que a situação não é bem assim. Ninguém deve comemorar quando…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados por Paulo Moreira Leite, da revista Época.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo