Economia

MAROLINHA. Governo anuncia nesta sexta a volta do crescimento sustentado da economia

Guido Mantega deve ser o portador (e o arauto) das boas novas, nesta sexta
Guido Mantega deve ser o portador (e o arauto) das boas novas, nesta sexta

Aparentemente, ou cada vez mais concretamente, o presidente da República (que recebeu uma saraivada de críticas na época) estava certo. A crise ianque, no Brasil, foi mesmo uma “marolinha” – nada do tsnunami que atingiu boa parte do planeta. O fato é que, depois de problemas (alguns bastante sérios, reconheça-se), seguidos de medidas elogiadas inclusive pela oposição (os midiatas do apocalipse não contam, como sempre), o País retoma seu rumo muuuuito antes da maioria dos países do mundo.

O fato deverá ser reconhecido nesta sexta quando, provavelmente pelas palavras do ministro da Fazenda, Guido Mantega, será anunciado o crescimento significativo do Produto Interno Bruto, permitindo supor que a agenda econômica voltará a ser positiva. Quem antecipou, inclusive os números, foi o jornalista Paulo Moreira Leite, da revista Época. Confira – com foto de Elza Fiúza, da Agência Brasil – o que ele escreveu, nesta quinta-feira:

PIB anual vai a 6%

O blogue apurou que o governo aguarda o dia de amanhã com alegria e impaciência. É que vai sair o PIB do segundo trimestre de 2009. Os principais dados já foram contabilizados. A informação da equipe econômica é que o resultado deve ficar em torno de 1,5% positivos – dado que não só confirma o fim da recessão mas aponta para um crescimento positivo de 6%, em bases anualizadas, que envolve a soma dos quatro trimestres.

A maioria dos dados colhidos mostra números positivos, desde o mercado de trabalho, que pode encerrar o ano com mais de meio milhão de empregos criados, e também crescimento nas principais áreas. A maior dificuldade, como se sabe, encontra-se nas exportações, com dificuldade para encontrar mercado externo em função da fraca recuperação da economia na maioria dos países.

A convicção, em Brasília, é que o país retoma o crescimento interrompido no final de 2008, quando o país despencou junto com Wall Street e teve uma recessão feia. (Anualisando-se os números do último trimestre de 2008, chega-se a 13% negativos).
Espera-se por saltos maiores e menores para os próximos meses. Nesse ritmo, a previsão é entrar em 2010 com a economia crescendo 4,5% ao ano.”

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras notas e artigos publicados pelo jornalista Paulo Moreira Leite, da revista Época.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo