Santa Maria

OBRAS ATRASADAS. Afinal, o que está acontecendo com o PAC em Santa Maria?

Ontem à noite, fonte idônea me garantiu: a empreiteira responsável pela rede pluvial e pavimentação está prestes a abandonar as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), na Nova Santa Marta. A alegação: falta de pagamento. Por conta disso, haverá um inevitável atraso naquela que, provavelmente, seja a maior das ações promovidas pelo PAC em Santa Maria.

Aliás, da Santa Marta já se mandou, também por não ver a cor do dinheiro, a empresa que se responsabilizara pela área de saneamento básico. A mesma que, por sinal, havia largado, há mais tempo, obras de saneamento nas vilas Rigão e Caramelo. Mmmmm.. Alguma coisa vai mal, muito mal mesmo. E me permito desconfiar dessa história de “readequação de projetos”, como escutei nesta segunda-feira. Afinal, ao que sei, trabalho feito deveria ter sido pago e os recursos, até que afirmem em contrário, estava disponível.

De todo  modo, as comunidades se mobilizam, fazendo a sua parte. Ontem, do meio para o fim da manhã, houve uma manifestação pública dos moradores do Loteamento do Km 2 – descontentes com a paralisação dos trabalhos. Lá compareceu, inclusive, o coordenador do PAC, pela prefeitura, Nabor Ribeiro, que ofereceu explicações do governo municipal.

Secretário Nabor Ribeiro (com o microfone) foi ao encontro dos manifestantes e deu explicações da prefeitura
Secretário Nabor Ribeiro (com o microfone) foi ao encontro dos manifestantes e deu explicações da prefeitura

Diante de tudo o que se (não) está vendo, cabe a pergunta: o que acontece, afinal de contas? Explicações? Elas existem, mas não são, pelo menos é a impressão que tenho, satisfatórias. Mesmo os reivindicantes, penso, não demonstram tanta precisão assim nos seus argumentos. Posso, claro, estar redondamente enganado. Em todo caso, especificamente sobre o que ocorreu no Km 2, apresento aos leitores duas versões. Em seguida, o texto publicado no sítio da Prefeitura, produzido pela Superintendência de Comunicação Social (com foto de João Vilnei). Logo mais abaixo, correspondência eletrônica que recebi da Associação Comunitária do Km 2. Leia e tira tua própria conclusão. E, quem sabe, consiga responder à questão proposta no título desta nota. A seguir:

A VERSÃO DA PREFEITURA

Secretário Nabor Ribeiro presta esclarecimentos a comunidade do Km2

O secretário Extraordinário de Supervisão de Programas e Projetos Intersetoriais, Nabor Ribeiro, atendendo apelo da comunidade, participou hoje (21) pela manhã de uma manifestação pública de moradores do Km2. A mobilização, organizada pelo Movimento de Luta pela Moradia, tinha por objetivo obter informações sobre o andamento das obras do PAC na região. O secretário Nabor, que também é coordenador geral do Programa, esclareceu a população que brevemente as obras voltarão ao ritmo normal. “Nunca houve intenção de parar as obras do Km2”, reafirmou Ribeiro.
O secretário explicou à população que as obras, contratadas em 2007, sofreram reajustes o que obrigou a prefeitura a realizar uma repactuação financeira com a Caixa Econômica Federal. A medida, que visa um reequilíbrio de contas para os valores atuais, está em análise na área financeira do Governo para adaptar ao orçamento do município, uma vez que é exigida contrapartida da administração. Segundo Ribeiro esta tramitação deverá estar concluída nas próximas semanas. No Km2 estão sendo realizadas obras de esgoto (cloacal e pluvial) e pavimentação…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

MANIFESTAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA

“Hoje (ontem), 21 de setembro famílias do Loteamento Km2 trancaram a avenida Borges de Medeiros, para denunciar que as obras do PAC estão paradas e que a empresa foi embora sem concluir os serviços. Após duas horas e meia apareceram os representantes do Prefeito, Nabor Ribeiro e Duda Barin, aos quais foi entregue uma carta de reivindicações.
Segundo os representantes da prefeitura, em 15 dias a obra recomeça no loteamento. Caso contrario,  a comunidade voltará as ruas, mas desta vez acampando dentro da Prefeitura.
Segue a carta de reivindicações                            
Santa Maria, 21 de Setembro de 2009
CARTA DE REVINDICAÇÕES
A Associação Comunitária do Loteamento KM 2 vem através desta reivindicar o cumprimento do que segue:
• A retomada URGENTE das obras do PAC e um espaço para discussão do projeto com a comunidade.
• A reforma do Salão Comunitário e o repasse do mesmo para a associação.
• A retomada do Projeto Social com as famílias do loteamento e a discussão com a comunidade sobre o Trabalho Social e os cursos que serão implantados.
• Agilidade na realocação de 4 famílias que encontram-se dentro da Continuação da Av. Liberdade, Cont. da Rua Almirante Barroso e Borges de Medeiros.
• A planilha de custo da pavimentação da continuação da Av.Liberdade e a Rua 20 de Janeiro.
• A retomada do projeto da Rede de Energia Elétrica e rede de água potável.
• A definição da competência de quem é o projeto da área de lazer para que o mesmo vá a licitação.
• O retorno na discussão do projeto de reforma e substituição das moradias precárias.                   
Certo que seremos atendidos desde já agradecemos,                               
Atenciosamente
João Rocha
Presidente da Associação”

SUGESTÃO ADICIONAL clique aqui, se desejar outras informações oriundas da Superintendência de Comunicação Social da Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Camarada Joao Rocha, já está desenhada a cara desta nova Admistração Minicipal: a cara dos dos “Mal-feitos”.
    Os problemas estão por toda a cidade e as pessoas já se questionam sobre a “cagada” que fizeram ao eleger um governo omisso e sem palavra.
    Quando assumem um compromisso com o povo não costumam cumprir.
    Lamentavelmente, teremos que “aturar” este (des)governo para 4 anos. E é apenas esse o seu tempo.

  2. Acolho como um exemplo as manifestações promovidas pela Associação Comunitária do Loteamento KM 2. Somente após as manifestações a prefeitura resolveu sair do gabinete e prestar algum esclarecimento sobre as obras, ou falta delas, do PAC. Caso contrário, estas questões e tantas outras são tratadas como uma mera atividade burocrática, mais uma atividade de governo, parecendo que não tem nenhuma implicação no cotidiano da população de Santa Maria. Que não interfere na sua qualidade de vida, na sua busca pela felicidade. É somente um projeto que tem que ser analisado, uma verba que tem que ser alocada, uma assinatura que tem que ser firmada… e a vida das pessoas, bem, isso parece não ter importância, afinal elas estão silenciosas em suas casas…
    Mais participação popular! Mais cobrança da Prefeitura! Mais cobrança do Vereador que foi eleito para fiscalizar a Prefeitura, enfim, mais exmplos como o da Associação Comunitária do Loteamento KM 2.

  3. Acho que o prefeito Schirmer deve dar mais uma voltinha naquele balão que ele desfilou esse dias do ladinho do sr. Tubias. Quem sabe assim ele começa a enxergar as demandas existentes na cidade. Só o que esse homem sabe é discursar, discursar e discursar. Sugiro que ele aprenda um novo verbo: fazer.

  4. isso era elementar era só observar a tragetória do prefeito eleito e concordar com um discurso dele mesmo de campanha de que quem não fez em tal tempo não faria agora…olhando para a vida publica dele os oitente mil bem enganados veriam que quem não fez em quase trinta anos de vida pública se não mais não faria agora…isso pode ser que sirva para os que se deixaram iludir aprender era óbvio que neste mandadto não teria a mesma atitude do anterior porque este não tem identificação com a cidade o que ele não queria era ter que concorrer a deputado pois sabia que não se elegeria pois já tinha sido suplente…
    só não me votem nesta cambada agora de novo nas eleições do ano que vem, por favor,errar duas vezes é burrice já diziam os antigos!!!!

  5. O QUE ME DEIXOU CURIOSO PORQUE NÃO ESTAVAM LÁ DANDO EXPLICAÇÕES AO POVO, O SECRETÁRIO TUBIAS CALIL, JORGE POZZOBON, POIS TUDO QUE É EVENTO ELES APARECEM. AINDA BEM QUE A IMPRENSA NÃO SE CALA DIANTE DESSES FATOS. E MAIS UMA VEZ COMO DIZ O VICENTE XAVIER ISSO É MAL FEITO… IMAGINA NÃO FECHOU UM ANO DE GOVERNO, IMAGINEM O QUE ESTÁ POR VIR AINDA: FALTA 03 ANOS PARA ACABAR ESSA ADMINISTRAÇÃO. E PARABÉNS AOS 80.000 QUE VOTARAM NELES, VOCÊS MERECEM.

  6. Com certeza faz parte de uma estratégia eleitoral… só que os “Malfeitos” (Schirmer e sua turma) esquecem a população não é mais boba como antigamente.

  7. Está acontecendo o que já era se esperado, obras paralisadas para não se identificarem com o Governo de Valdeci Oliveira! O que eles querem é que o povo esqueça de quem inicionou todo esse magnifico projeto do PAC, para nas próximas eleições gritarem para os 4 cantos da cidade que foram eles quem trouxeram e concluiram o projeto em Santa Maria. Agora é lamentávelmente saber que para se conseguir algo devemos fechar ruas e ir para a imprensa para a Prefeitura aparecer dando explicações, isso é ridículo e MAL FEITO!!!!

  8. Pois é, pra quem iria fazer mais e melhor e fazer bem feito… os 80.000 santa-marienses que confiaram seu voto a essa coligação, foram enganados.
    Isso é mal feito e feio, viu Sec. Pozzobom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo