DestaqueSanta Maria

CIDADE. Sistema de Informação do Cidadão atende requerimentos e promove a transparência pública

Serviço permite acesso a documentos e informações da administração pública

Por Lenon de Paula (Com foto de Marcelo Oliveira) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Transparência e Controle

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Transparência e Controle, disponibiliza à população o Sistema de Informações ao Cidadão (e-SIC). Este serviço é o canal de comunicação entre a sociedade e a Prefeitura para a promoção da transparência pública. Com ele, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode solicitar acesso a documentos e informações da administração pública referente ao patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos, portarias e atividades exercidas pelos órgãos e entidades (inclusive as relativas à sua política, organização e serviços).

“O SIC fortalece a transparência ao permitir que o cidadão questione e obtenha informações públicas, essencial para o controle social e boa governança. Nos últimos anos, os pedidos são em maioria de informações; recursos humanos; legislação e licitação.” afirma o secretário de Transparência e Controle, Clairton Motta.

Diferente da Ouvidoria, onde o contribuinte pode encaminhar elogios, reclamações, sugestões ou denúncias sobre os serviços públicos, o SIC é focado na solicitação de informações e documentos do Poder Executivo. A plataforma atendeu 660 requerimentos nos últimos quatro anos por meio dos três canais disponíveis para contato: presencial, online e telefônico. Além disso, a procura pelo serviço tem crescido. Entre 2021 e 2024, foi registrado um aumento de quase 40% do número de solicitações.

Este canal foi instituído a partir da Lei Federal nº 12.527/2011, que prevê que “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.

O serviço online disponível no site da Prefeitura pode ser acessado a qualquer hora no link. O atendimento presencial é realizado no Centro Administrativo Municipal, Rua Venâncio Aires, 2277, 4º andar; e o atendimento telefônico pelo (55) 3174-1641. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 13h.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo