Eleições 2010Pesquisa

PESQUISA. Lula segue nas alturas. Para 2010, Serra cai; Dilma e os outros crescem

Haverá quem diga que não fui muito feliz no título desta nota. Pode ser. Em todo caso, creio (sem humildade) que se trata de um bom resumo da pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional dos Transportes, que patrocina o trabalho realizado habitualmente pelo instituto Sensus.

O fato é que a popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva está nas nuvens, como sempre esteve nos últimos anos. A aprovação de seu governo chega a 70% e a sua própria beira os 80%. E mais: na comparação com Fernando Henrique Cardoso, o governo do atual presidente conta com a preferência de 76%. Não é pouca coisa, muito pelo contrário.

O cara está por cima: de bem com a população, goleia o antecessor. Mas sua candidata ainda está em segundo
O cara está por cima: de bem com a população, goleia o antecessor. Mas sua candidata ainda está em segundo

Mas isso já escrevi, com mais detalhes, ainda na tarde desta segunda (releia AQUI). E também constam nas sugestões de leitura, que farei mais abaixo. Fiquemos, então, com a parte “eleitoral” do trabalho – que ouviu 2 mil eleitores em 136 municípios de todo o País entre 16 e 20 deste mês, com margem de erro de 3%, para mais ou para menos. E aí também são alvissareiras, do ponto de vista do governo, as informações surgidas a partir da opinião dos entrevistados.

Há uma redução no índice de intenção de voto do principal candidato da oposição, o tucano José Serra, em contrapartida a um acréscimo da candidata oficial, Dilma Rousseff, do PT. E também se constata crescimento de outras candidaturas, que não a do principal do PSDB.

Mas isso, especificamente, você pode conferir, por exemplo, na reportagem assinada por Gabriela Guerreiro, na versão online da Folha de São Paulo. A foto é de Marcello Casal Jr, da Agência Brasil. Acompanhe:

Serra lidera intenção de voto, mas candidaturas adversárias crescem, diz CNT/Sensus

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira mostra que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), continua liderando a disputa pelo Palácio do Planalto, com 31,8% das intenções de voto. A ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) aparece em segundo, com 21,7% das intenções de voto, seguida pelo deputado Ciro Gomes (PSB-CE), com 17,5%. Marina Silva (PV) tem 5,9% das intenções de voto.

Esse cenário não foi avaliado na sondagem anterior, realizada em setembro pelo CNT/Sensus. No entanto, comparando com outro cenário – em que a candidatura de Heloísa Helena (PSOL) é substituída pela de Ciro -, há recuo da intenção de voto em Serra, que tinha 39,5% das intenções de voto. Na sondagem anterior, Dilma aparecia com 19% das intenções de voto e Maria com 4,8%.

Para a CNT/Sensus, o recuo na intenção de voto em Serra reflete a forte rejeição ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Segundo o presidente da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), Clésio Andrade, Serra caiu em média 15 pontos percentuais desde o ano passado – quando a pesquisa chegou a registrar índices acima de 40% de apoio ao tucano na disputa com os demais candidatos.

“Há queda acentuada do Serra se comparada com listas passadas. Há um ano, ele aparecia com percentuais que variavam de 45% a 49%. Houve uma queda de cerca de 15 pontos percentuais em um ano. O Serra caiu em função do…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira AQUI , AQUI e AQUI, se desejar, também outras notas acerca dos números mostrados pela pesquisa CNT/Sensus. O autor é o repórter Severino Motta e elas foram publicadas na página do jornalista Ricardo Noblat.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. A solução para o Serra se recuperar é deixarem o Vilmar Seixas falar! Afinal ele sempre diz “Serra vem aÍ!” Mas o PSDB de Santa Maria silenciou o homem!!!
    Nós “A Petezada” ficamos prejudicados pois o Vilmar é um opositor e tanto, a falta dele enfraquece o debate.

  2. É, está feito o rebuliço no ninho Tucano!
    1.Serra perdendo 15 pontos percentuais desde o ano passado. Perigosa tendência para este ano que falta até a eleição;
    2.Dilma crescendo;
    3.Ciro Gomes, opositor ferrenho do PSDB, com expressivo percentual eleitoral;
    4.O “plano b” Aécio Neves, conforme a pesquisa perderia tanto para Dilma quanto para Ciro Gomes;
    5.FHC com elevado índice de rejeição;
    6.Aqui no sul, o governo Ieda com elevado percentual de rejeição…
    Falta ainda um ano, mas que devem estar preocupados isso não resta dúvida. Que fase…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo