O porquê parece claro: a política externa brasileira (tão criticada em alguns setores bem colocados na mídia grandona) é a grande vedete nesta história. Afinal, foi buscando novos parceiros, especialmente entre os países emergentes, além da China, que o Brasil diversificou seus mercados, passando a depender quase nada do principal aliado econômico até 2002. No caso, os Estados Unidos. Que, por acaso, foram a origem da crise atual.
Mas, afinal, o que está acontecendo agora, com o esboço do fim da crise? Olha só o que diz um dos pilares do capitalismo internacional, o Bird (Banco Mundial), conforme reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo, com informações da agência de notícias Reuters. Confira:
“Brasil lidera retomada econômica da América Latina, diz Bird
Países de fortes laços comerciais com mercado asiático se recuperam mais rápido que os dependentes dos EUA
O pior da crise econômica global passou e, liderada por um resistente Brasil, a América Latina deve ver um crescimento de 3% em 2010, avaliou uma autoridade do Banco Mundial (Bird).
Augusto de la Torre, economista-chefe da entidade para a América Latina e o Caribe, afirmou na segunda-feira, 28, que neste ano a economia da região deve encolher cerca de 2%. “(Mas) há uma crescente visão de que o pior da crise acabou”, disse.
Ele acrescentou estar claro que o Brasil e outros países com fortes laços com os mercados chinês e outros asiáticos já saíram da recessão.
Já o México e outros países da América Central que dependem mais dos Estados Unidos demorarão mais para se…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.