Se no Rio Grande amado, o parlamento se vê as voltas com temas quentes nesta curta segunda semana de outubro, com CPI e pedido de impeachment da governadora (leia nota imediatamente anterior, logo abaixo), em Brasília, acredita-se, os dias serão (aparentemente) calmos. Vale tanto para a Câmara dos Deputados quanto para o Senado.
É possível, e até provável (do contrário a pauta fica trancada), que os deputados votem a proposta do “Vale Cultura”, uma idéia no mínimo interessante – embora a controvérsia que possa gerar. Já os senadores terão ainda que discutir as medidas tomadas (ao que tudo indica, pelos resultados, positiva) para combater a crise ianque.
Sobre o que espera, pelo menos no plenário, no parlamento, acompanhe reportagem detalhada, publicada pelo sítio especializado Congresso em Foco. O texto é de Lúcio Lambranho, com imagem divulgada pelo Ministério da Cultura. A seguir:
“Câmara vota criação de vale-cultura para trabalhador…
… Duas propostas de iniciativa do governo têm prioridade no plenário da Câmara e do Senado nesta semana. Só após analisar esses itens, deputados e senadores poderão examinar outras proposições. O primeiro item a ser votado pelos deputados é o projeto de lei que cria o chamado vale-cultura (PL 5798/09).
A proposta institui o Programa de Cultura do Trabalhador, pelo qual o trabalhador passará a ter direito a um vale mensal de R$ 50 para usar na compra de livros e ingressos para cinemas, teatros e museus…
… Assinadas pelo presidente Lula ainda em junho deste ano, a MP 464/09 e a MP 465/09 também trancam a pauta do plenário do Senado. A primeira autoriza a criação de fundos para garantir créditos de micro, pequenas e médias empresas e autônomos que queiram comprar máquinas para tocar o próprio negócio. O mecanismo foi adotado para compensar as perdas de pequenos e microempresários que tiveram dificuldade para tomar empréstimos durante a última crise financeira.
A segunda medida provisória autoriza a União a conceder subvenção ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar, até o final deste ano, a produção e a compra de bens de capital e a inovação tecnológica das empresas…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas no sítio especializado Congresso em Foco.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.