EDUCAÇÃO. Professores (e estudantes) debatem a “privatização do Estado brasileiro”
Segue até este domingo o quinto Encontro de Grupos de Trabalho do Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES), no plenário da Câmara de Vereadores. O primeiro debate travado, reunindo representantes de professores e estudantes, foi sobre “privatização do Estado brasileiro”. Mais detalhes você encontra no material distribuído pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), anfitriã do evento. O texto é de Fritz R. Nunes, com foto de Renato Seerig. Confira:
“V Encontro de GTs inicia debatendo a “privatização do estado brasileiro”
A privatização do Estado brasileiro e suas conseqüências foi o tema que norteou a conferência de abertura do V Encontro de Grupos de Trabalho do ANDES- Sindicato Nacional dos Docentes, na manhã desta sexta, 23, no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Precedendo ao debate, a solenidade contou com a presença da secretária-geral do ANDES-SN, professora Solange Bretas, que representou o presidente da entidade, Ciro Correia. Estiveram ainda o 1º vice-presidente da regional RS do ANDES-SN, Fernando Molinos Pires, a presidente da SEDUFSM, Fabiane Costas, e os representantes do DCE – Anderson Machado; da ASSUFSM- Eloiz Cristino; do CPERS- Sindicato dos Professores Estaduais, Carmem Santos e do Sinprosm- Sindicato dos Professores Municipais, Martha Najar.
Em nome do ANDES-SN, a professora Solange Bretas se disse satisfeita com esse encontro em Santa Maria, pois a intenção do sindicato é “construir políticas coletivamente visando a um mundo melhor”. Para ela, o ANDES é “um sindicato que não se rende e, por isso, vamos continuar incomodando bastante”. Anderson Machado, do DCE, destacou a importância do ANDES como “único representante sindical dos docentes” na discussão das políticas para a universidade. Eloiz Cristino, da ASSUFSM, ressaltou que os temas levantados para o Encontro de GTs, como é o caso das fundações ditas de apoio e o da reforma universitária, são fundamentais para se saber que concepção de Estado se quer.
A professora Fabiane Costas, presidente da SEDUFSM, saudou os presentes fazendo referência aos 20 anos que a entidade completa no próximo dia 7 de novembro. Segundo ela, a SEDUFSM foi fundada no ano em que estava terminando o curso de Pedagogia. Foi um ano em que a formatura atrasou devido à realização de uma greve. No entanto, para Fabiane, os movimentos liderados pelo sindicato sempre tiveram um caráter pedagógico, pois sempre levantando bandeiras em favor da universidade, em favor da educação. A representante do Sinprosm, Martha Najar, também destacou a “parceria” da SEDUFSM, que sempre esteve ao lado dos trabalhadores em educação…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa da Sedufsm.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.