DestaquePolítica

BASTIDORES. Luci e o apoio a João Luiz Vargas, aborto, drible de Admar e a derrapada de dois edis

Procuradoria divulga parecer contrário a um outro projeto de Roberta Leitão

Por Maiquel Rosauro

A vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) divulgou um vídeo de apoio ao prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas (PDT), candidato à presidência estadual do PDT. O pleito será realizado neste sábado (2), a partir das 9h, na sede da sigla, na Rua Félix da Cunha, em Porto Alegre. Vargas concorrerá contra o ex-prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior.

No vídeo, Luci afirma que o prefeito sepeense é um pedetista raiz e que segue os ensinamentos de Leonel Brizola.

“Queremos um PDT forte novamente, não um PDT que busca cargos, mas um PDT que busca a igualdade, educação e trabalhismo”, diz a vereadora.

Confira o vídeo:

Aborto I

A Procuradoria Jurídica da Câmara de Vereadores de Santa Maria divulgou parecer contrário à tramitação de uma segunda proposta protocolada por Roberta Pereira Leitão (PP) sobre aborto. Trata-se do Projeto de Lei 9648/2023, que determina a fixação de cartazes educativos sobre aborto em unidades hospitalares de Santa Maria que realizem a prática e em consultórios médicos onde gestantes são atendidas.

A proposta determina que os cartazes deverão conter explicações sobre cada tipo de procedimento abortivo, com ilustrações representativas; os danos físicos e psicológicos que o procedimento poderá ocasionar para a gestante; e informar qual será o destino do nascituro após a realização do procedimento. O projeto também determina imposição de multa aos locais que descumprirem a regulamentação.

O parecer jurídico aponta que o Município poderia editar lei prevendo fixação de cartazes informativos sobre procedimentos médicos ou afins, na intenção de informar e esclarecer a população, como no caso de mulheres em procedimentos abortivo legal. Contudo, a Procuradoria entende que a matéria viola leis federais já existentes e provoca uma exposição indevida de quem esteja na iminência de se submeter à interrupção da gravidez.

Confira AQUI a íntegra do parecer

Aborto II

A Procuradoria Jurídica também manifestou-se de forma contrária à tramitação do Projeto de Lei 9647/2023, que propõe a possibilidade de mulheres grávidas, vítimas de abuso sexual, terem que ouvir os batimentos cardiácos do nascituro antes de abortar. O órgão entende que a matéria é inconstitucional.

Confira matéria publicada pelo Site sobre o tema na quinta-feira (29)

Drible

O vereador Alexandre Vargas (Republicanos) protocolou, na segunda-feira (28), às 10h11min, uma moção de congratulações ao Juventus de Santa Maria em homenagem ao Título de Campeão da Copa do Brasil de Futebol Society, conquistado domingo (27), em Curitiba. Porém, na manhã desta quarta (30), o parlamentar retirou a proposta de tramitação.

Vargas foi driblado por Admar Pozzobom (PSDB), que protocolou a mesma moção em pleno domingo (27), às 19h46min.

Mas está tudo na paz entre os dois colegas. Na terça (29), o tucano apresentou um requerimento anunciando Vargas como coautor da moção apresentada ao Juventus.

Olha a gramática!

Os vereadores Paulo Ricardo Pedroso (PSB) e Helen Cabral (PT) não estão prestando atenção nos protocolos de seus pedidos de providência. Apenas este mês, em cinco ações distintas (três de Paulo Ricardo – aqui, aqui e aqui – e duas de Helen – aqui e aqui) foi grafada a palavra “concerto” ao invés de “conserto”. Um pequeno deslize, mas que não deveria acontecer com membros da bancada da educação.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Problemas da saude da aldeia são falta de leitos, marcação de consultas (ainda tem gente madrugando para pegar ficha?), fila para procedimentos. Saindo da area temos os buracos nas ruas, desenvolvimento economico etc. Aborto é uma questão a ser debatida? É. Mas não em pleito municipal (como o caso). SUS realiza algo como 2 mi procedimentos legais por ano. Para os ilegais os numeros variam de 100 a 1 milhão por ano dependendo de quem fala. Não é questão com resposta certa e, principalmente, não sera respondida na aldeia. Mais foco e menos cortina de fumaça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo