
Por Assessoria de imprensa do MDB/RS
As primeiras horas da manhã de sábado (30) já eram movimentadas nas intermediações do Aeroporto Internacional Salgado Filho, não por conta do tráfego aéreo, mas pelo volume de aproximadamente 80 ônibus que traziam caravanas do interior para a Capital gaúcha. O destino? A Arena de Eventos Fly 51, em Porto Alegre, espaço que sediou o pré-lançamento da chapa majoritária liderada por Gabriel Souza, pré-candidato a governador do Rio Grande do Sul pelo MDB, PSD, União Brasil, Federação Renovação Solidária e AGIR.
O time de Gabriel (MDB) – que tem Ernani Polo (PSD) como pré-candidato a vice-governador e, Germano Rigotto (MDB) e Frederico Antunes (PSD), ao Senado Federal –, foi recebido por cerca de 7 mil apoiadores ao som do jingle “100% Rio Grande”, que imediatamente se comprovou marca registrada desta pré-campanha. “A gauchada tá unida pro Rio Grande acontecer. Não temos presidente de estimação. Nossa alma é o Rio Grande e o gaúcho é o patrão”, diz um dos trechos da música que traduz firme crítica à radicalização política. Com ritmo nativista, o jingle encerra com a frase “Dá-lhe Rio Grande, tchê.”
Na sequência, o compasso tradicionalista se misturou ao da percussão. Ritmistas da Associação das Escolas de Samba de Uruguaiana (ASESGRU) – município com forte tradição no carnaval do Brasil –, puxaram os batuques da bateria, enaltecendo ainda mais a energia do encontro e representando a diversidade da cultura dos pampas.
A força do grupo político liderado por Gabriel foi corroborada pela mobilização de apoiadores, pela expressiva participação de pré-candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados, mas especialmente pelo sustento de expoentes políticos do Rio Grande do Sul e do Brasil, como o governador Eduardo Leite (PSD), o prefeito da Capital Sebastião Melo (MDB) e o pré-candidato à presidência da República Ronaldo Caiado (PSD) que chegaram ao pré-lançamento ao lado da futura majoritária. Além de Rigotto, outros dois governadores estiveram no palco: José Ivo Sartori e Ranolfo Vieira Júnior, entre outras lideranças de quilate político, como o ex-senador José Fogaça. As mulheres dos partidos aliados foram representadas pelas prefeitas Paula Librelotto (Cruz Alta | MDB) e Juliana Carvalho (Eldorado do Sul | PSD). Também, pela prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo (PP).
Diálogo, experiência e pés no chão
Além do respaldo político, Gabriel Souza chegou ao evento de consolidação de sua pré-candidatura ao lado da família. Aos pais, Cleci e Danton, agradeceu pelo apoio às suas escolhas ainda como líder estudantil. A esposa Talise, que tirou para dançar ao som do jingle “100% Rio Grande”, exaltou o companheirismo. À filha Dora, de 8 anos, dedicou a sua luta em favor de um futuro de oportunidades. “Estamos aqui por milhares e milhares de Doras. Pelas novas gerações”, disse abraçado à filha.
Sobre a mobilização, agradeceu a cada uma das pessoas que estiveram presentes. “Hoje mostramos a força de uma caminhada construída em todas as regiões do Rio Grande do Sul”, pontuou.
Ainda destacou a afinidade com os companheiros da futura chapa. “Essa caminhada não foi construída por imposição nem por conveniência eleitoral, mas por coerência de ideias, confiança e propósito”, frisou.
Líder da majoritária, sustentou que o grupo político não está reunido em torno de um nome, mas de uma proposta. “É um projeto que acredita na responsabilidade com as contas públicas, na liberdade para produzir, no cuidado com as pessoas e na preparação do Estado para os desafios do futuro. O Rio Grande voltou a ter rumo e capacidade de realizar. Agora queremos seguir evoluindo, com diálogo, experiência e os pés no chão”, garantiu Gabriel.
Assim como Gabriel, o pré-candidato a vice-governador Ernani Polo evidenciou a construção suprapartidária. “Todos os dias recebo ligações e mensagens de lideranças de outros partidos dizendo que estão conosco nesta caminhada. Por tudo que o governo fez, por tudo que o governo está fazendo e principalmente por aquilo que nós queremos fazer”, discursou Ernani.
Vem, traz a paixão
Maratonista de carteirinha, Germano Rigotto, ex-governador e pré-candidato ao Senado Federal, tem se beneficiado do condicionamento de atleta para a corrida eleitoral. No pré-lançamento da chapa majoritária neste sábado, 30, no Fly 51, em Porto Alegre – depois de uma semana de agendas intensas –, o emedebista demonstrou disposição, carisma e capacidade de mobilização. Provou também que segue captando com clareza o sentimento das pessoas. No embalo do icônico jingle de sua campanha de governador, resgatou a memória afetiva dos presentes e protagonizou uma cena de emoção e de celebração do processo democrático. “Vem, traz a paixão, vem com Rigotto, siga o teu coração”, cantou o público em coro antes do seu pronunciamento.
Governador do Rio Grande do Sul de 2003 a 2007, período antecedido por intensa polarização, ao assumir o Palácio Piratini Rigotto redefiniu a política, tornando-a mais harmônica através de uma conduta de equilíbrio, diálogo e respeito. Hoje, quando novamente a radicalização ganha a cena, discursou a favor de um ambiente com propósito, debate de ideias e de menos confronto.
Rigotto aproveitou o espaço também para pontuar temas que entende como relevantes na atuação do Senado em defesa do Rio Grande, como a rediscussão da dívida do Estado com a União, a transição da reforma tributária, políticas de valorização das mulheres e incentivo aos jovens. Para encerrar, convocou toda a militância. “Precisamos de cada um de vocês para construir uma grande vitória”, conclamou Rigotto.
Dobradinha de Rigotto na futura disputa ao Senado, do qual foi secretário de Obras, Frederico Antunes reafirmou o seu compromisso ao andar ao lado de Gabriel e Polo em defesa do Rio Grande do Sul. “É um projeto que já transformou para melhor nosso Estado, e isso fica evidente quando mais de 7 mil pessoas se reúnem no mesmo evento. A presença de pelo menos 500 pessoas da Fronteira demonstra que essa mobilização é de todas as regiões”, afirmou Frederico.
Virada de chave
“General” da pré-campanha, como tem sido chamado nos bastidores, o governador Eduardo Leite fez um breve retrospecto das entregas da gestão. “Tem gente dizendo que o RS pode mais. E é claro que pode mais. Já mostramos isso ao promover a virada de chave que transformou o Estado”, evidenciou.
Sobre o projeto do grupo político liderado por Gabriel, disse que não foi construído para servir a projetos nacionais ou ser extensão de disputa presidencial. “É uma candidatura que nasce dos interesses dos gaúchos, comprometida com a continuidade das transformações”, garantiu.
Quanto ter Gabriel como sucessor, declarou: “A campanha vai mostrar a sua qualidade técnica e capacidade de gestão. Também alguém que conhece o Rio Grande, que sabe o que já foi feito e que sabe o caminho para o Estado seguir avançando, evoluindo e construindo o futuro”.
Parceria entre governos
Ao manifestar apoio à pré-candidatura de Gabriel Souza ao governo do Estado, o pré-candidato à presidência da República Ronaldo Caiado ressaltou a importância da parceria entre os governos estadual e federal para enfrentar desafios e impulsionar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
“O futuro governador do Rio Grande do Sul está aqui. Gabriel reúne preparo, experiência e integridade, construiu sua trajetória na vida pública com trabalho e seriedade e conhece profundamente os desafios do Estado”, mencionou Caiado.
Complementou ter convicção de que Gabriel fará um grande governo, porque sabe dialogar, formar equipes e buscar soluções para melhorar a vida das pessoas. “Se tivermos a oportunidade de governar o Brasil e o Rio Grande do Sul juntos, ele terá no governo federal um parceiro para enfrentar as dificuldades e ajudar o Estado a avançar ainda mais”, afirmou o presidenciável.
Não às divisões ideológicas
Sebastião Melo, prefeito da Capital, esteve no palco do Fly 51 para reforçar o seu apoio à chapa Gabriel-Ernani-Rigotto-Frederico. Disse que a próxima eleição será uma das mais importantes da história recente do Brasil. “O cidadão comum não quer saber de divisões ideológicas: ele quer emprego, renda e oportunidades para construir uma vida melhor”, sustentou Melo.
E arrematou: “Não haverá um Brasil nem um Rio Grande melhor sem investimentos concretos em educação, saúde, segurança, assistência social e mobilidade urbana. E os nossos candidatos Gabriel e Caiado são os mais preparados para defenderem essas bandeiras”.





Banda Gnomo e os Irrelevantes.