AgronegócioEconomiaEstadoNegócios

AGRICULTURA. Pimenta recebe Mainardi e Pereira, do Irga. Assunto: preço do arroz

Mainardi, Pimenta e Pereira, no gabinete do deputado: a questão é o preço do arroz

O material abaixo trata de reuniões havidas hoje em Brasília, com a presença do secretário estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, com a participação também do presidente do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), Cláudio Pereira, e do deputado federal Paulo Pimenta. A foto é de Ricardo Lopes. Acompanhe:

 “Mainardi antecipa novas medidas do Governo Federal para o arroz gaúcho

Secretário participou de reuniões em Brasília nesta segunda em que foram detalhadas as novas ações para aumentar o preço do arroz

O Governo Federal publicará ainda esta semana portarias que estabelecem novos mecanismos de intervenção no mercado do arroz, visando estimular a valorização do produto e, com isso, debelar a crise que o setor vem enfrentando em função da grande produção e da existência de estoques elevados de outras safras.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, em Brasília, pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, depois de participar de reuniões com técnicos dos Ministérios da Fazenda e da Agricultura, dando seqüência a rodada de negociações que iniciou na semana passada.

Mainardi, que estava acompanhado do presidente do Irga, Claudio Pereira, antecipou que serão implementados os Contratos de Opções Público e Privado, que poderão adquirir até um milhão de toneladas com investimento de R$ 360 milhões de reais. “Por este mecanismo, o governo ou a indústria do arroz compram dos produtores para pagamento no mês de novembro, garantindo o valor de R$ 29,00 por saca de cinqüenta quilos”, esclareceu o secretário.

O documento da venda poderá ser transformado pelo produtor como garantidor de empréstimo, com juros de 6,75% ao ano. “É dinheiro na mão, com o produto sendo comercializado pelo seu custo de produção e acima do preço mínimo, ao invés dos valores que hoje estão sendo praticados”, acrescentou Mainardi.

Também deve ser anunciada uma nova disponibilização de Prêmio de Escoamento da Produção (PEP) da ordem de um milhão de toneladas. Do primeiro PEP anunciando pelo Governo Federal, na mesma quantidade, já foram comercializados 570 mil toneladas.

Mainardi e Pereira também mantiveram contatos com o coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, deputado Paulo Pimenta, para que seja agilizada a votação da Medida Provisória 519, que permite a doação de estoques governamentais de alimentos para assistência humanitária internacional, o que pode retirar dos estoques até 500 mil toneladas de arroz. Pimenta buscou contato com o líder do governo na Câmara, Candido Vacarezza, e com a senadora Ana Amélia Lemos, para que esta ação seja efetivada também no Senado.

Na Conab, o secretário e o presidente do Irga acertaram a formação de um mutirão de técnicos da companhia para acelerar o credenciamento de armazéns no Rio Grande do Sul e, com isso, possibilitar a conclusão do processo de Aquisições do Governo Federal (AGFs), autorizado no mês de fevereiro, e que até agora só efetivou 138 mil toneladas pela falta de locais para estocagem. Técnicos da Conab virão ao Estado para vistoriar armazéns.

“Acho que conseguimos um avanço importante nesta interlocução do Governo do Estado com o Governo Federal, a partir das conversas mantidas pelo governador Tarso Genro e a presidenta Dilma Roussef, pois estaremos impulsionando a comercialização de 3.360 mil toneladas num investimento de um bilhão de reais para aquecer o mercado do arroz gaúcho, volume que, se aprovada a medida provisória, poderá chegar a 3.860 mil toneladas”, comentou Luiz Fernando Mainardi.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Certamente comentaram o resultado do grenal.
    Hehehehehe
    O Inter nesse momento é inspirador para os arrozeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo