Assembleia

IMPEACHMENT. Processo, com absolvição de Yeda, acaba nesta terça, na Assembléia

O plenário, majoritariamente governista, dará fim ao processo. Votação deve ocorrer nesta terça
O plenário, majoritariamente governista, dará fim ao processo. Votação deve ocorrer nesta terça

Como se sabe, o processo de impeachment, no parlamento, é político – e não jurídico. Há casos conhecidíssimos de políticos cassados por seus pares e absolvidos no Judiciário. Provavelmente, o mais conhecido deles é o que envolveu o ex-presidente Fernando Collor, defenestrado pelo Congresso mas ileso em todos os julgamentos do Supremo Tribunal Federal.

Dito isto, ainda não se sabe como ficará a situação da governadora Yeda Crusius. Nem mesmo se será processada no Judiciário – neste momento, por exemplo, está excluída de ação que tramita na Justiça Federal em Santa Maria. Mas algo é certo: politicamente será absolvida. Afinal, com larga maioria na Assembléia Legislativa, o relatório que lhe é positivo será votado nesta terça-feira e, não há qualquer dúvida, aprovado pelos deputados. À oposição caberá o óbvio: espernear. E esperar a decisão da Justiça.

A votação do relatório, aliás, é o principal assunto da semana no parlamento gaúcho. Para saber a agenda integral, acompanhe material distribuído pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. O texto é de Daniela Bordinhão, com foto de Marcos Eifler. A seguir:

Parecer da Comissão Especial de Impeachment será votado em plenário

A Sessão Plenária desta terça-feira (20) será marcada pela votação do parecer da Comissão Especial que trata da denúncia por crime de responsabilidade contra a governadora Yeda Crusius. O plenário é soberano na decisão e o resultado da votação arquivará ou dará prosseguimento ao processo de impedimento da governadora.

Na quinta-feira (22), a entrega do prêmio Líderes & Vencedores aos agraciados da 15º edição vai movimentar a Assembleia Legislativa. O evento acontece, às 19h30, no Teatro Dante Barone do Palácio Farroupilha. Neste ano, comemora-se 15 anos da parceria entre o Legislativo gaúcho e a Federasul para a realização do prêmio. No mesmo dia, a partir da 9h, ocorre o Curso de Formação para Multiplicadores da Campanha do Pré-sal.  Os aspectos técnicos, jurídicos, econômicos e a necessidade de mobilizações sociais em defesa do tema serão abordados no evento por especialistas de cada área.

 A semana encerra com o debate sobre  “Os Impactos das Mudanças Climáticas na Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul” no auditório da Escola Professora Marina Vargas, em São Lourenço do Sul. A audiência pública é promovida pela Presidência da Assembleia Legislativa, em conjunto com o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, as comissões de  Agricultura, Pecuária e Cooperativismo; Economia e Desenvolvimento Sustentável e Saúde e Meio Ambiente.  

Além disso, a CPI da Corrupção e as Comissões Permanentes e Especiais da Casa realizam  reuniões e debates nos demais dias da semana…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo