Destaque

(IN)SEGURANÇA. Em Santa Maria, quase seis roubos (subtração via violência ou ameaça) por dia, em 2016

Roberto Cabral, 48 anos, foi assaltado por três jovens no centro da cidade. Ele foi uma das cerca de mil vítimas de crimes violentos neste ano
Roberto Cabral, 48 anos, foi assaltado por três jovens no centro da cidade. Ele foi uma das cerca de mil vítimas de crimes violentos neste ano

Por RAUL PUJOL (texto) e DEIVID DUTRA (foto), no jornal A Razão Online

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou nesta semana os dados da criminalidade no Rio Grande do Sul referentes aos primeiros seis meses de 2016. Em Santa Maria, destaca-se o aumento no número de roubos em relação ao ano de 2015: subiu de 833 para 1.039 (24,4%). Já o número de furtos caiu 8,92%, diminuindo de 2.269 para 2.083. Outro dado que preocupa é o crescimento no furto de veículos, que aumentou em 50%. No ano passado foram 104 casos, enquanto neste ano já são 156.

O delegado Sandro Meinerz, responsável pela Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), explica que um dos motivos para o aumento no número de roubos se deve ao déficit no número de policiais, parcelamento dos salários, além do não pagamento de horas extras e da redução na verba de combustíveis para as viaturas, tanto da Polícia Civil como da Brigada Militar.

“Em março 80 policiais do Batalhão de Operações Especais (BOE) foram enviados para a Operação Avante na região metropolitana. Uma das consequências foi o aumento do número de roubos, principalmente, em março e abril. Quanto menos policiais nas ruas, mais o criminoso tem coragem para cometer o delito.  A presença física da polícia inibe os criminosos”, afirma.

Conforme Meinerz, uma das prioridades da Polícia Civil é a redução no número de roubos, e automaticamente, da sensação de insegurança. “Após a criação da Delegacia de Homicídios, nossos distritos policiais ficaram mais livres para investigar os crimes patrimoniais. A resposta vai vir gradativamente, estamos começando a mudar o cenário”.

No Estado,  nos primeiros seis meses de 2016, 44.390 roubos foram registrados no estado contra 37.124 em 2015 – crescimento de 19,57%. Os furtos apresentaram uma pequena redução, de 83.146 em 2015 para 81.059 neste ano.

Vítima da insegurança 

Roberto Cabral, 48 anos, locutor de telemensagem.  Ele é uma das vítimas dos 1.037 casos de roubos que aconteceram no primeiro semestre em Santa Maria. Morador do Residencial Zilda Arns, zona leste da cidade, ele foi assaltado em maio na Rua do Acampamento, no Centro, após sair de um baile no Clube Comercial.

“Três indivíduos passaram por mim e me cumprimentaram, eu estava indo pegar um tele-moto. Mas logo em seguida, eles voltaram e me deram uma rasteira. Quando notei já estava no chão sendo chutado. Eles levaram minha carteira com R$ 250. É uma situação que não desejo para ninguém”, lembrou.

O que é roubo ou assalto?

Ato que consiste em subtrair alguma coisa pertencente a outra pessoa por meio de violência ou de grave ameaça.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo